Pokemo Go e as crianças da Síria

Um jogo para smartphones tomou conta dos assuntos da internet nos últimos dias. É o Pokemon Go, um game de realidade aumentada que permite aos jogadores capturar personagens do desenho animado em locais reais das cidades. Uma combinação divertida e tecnológica que está viciando muita gente por aí.

Um grupo de oposição ao governo sírio, onde a guerra civil já dura mais de cinco anos, lançou uma campanha inspirada no Pokemon Go para chamar a atenção para a situação das crianças covardemente atingidas pelo conflito. Foto: @RFS

Aproveitando o “trend topic” um grupo de oposição ao governo sírio, onde a guerra civil já dura mais de cinco anos,  lançou uma campanha inspirada no game para chamar a atenção para a situação das crianças covardemente atingidas pelo conflito.

O órgão de imprensa das Forças Revolucionárias Sírias divulgou fotos de crianças segurando cartazes com fotos de Pokemóns e pedindo para serem salvas da guerra. As frases, em árabe, dizem algo como “Estou em Kafr Nabl, venha...

Continuar leitura de post

Por que a Microsoft pagou 26 bilhões de dólares pelo LinkedIn?

O mundo da tecnologia foi surpreendido no começo do mês com a compra bilionária do LinkedIn pela Microsoft: cerca de US$ 26 bilhões. Depois da frustrada compra da Nokia que só rendeu prejuízos e custou “apenas” US$ 7,5 bilhões em 2014, a ansiedade e uma série de questionamentos tomaram conta do mercado. Por que o LinkedIn tem tanto valor para a Microsoft?

Por que a Microsoft pagou 26 bilhões de dólares pelo LinkedIn?. Foto: Divulgação

Certamente, a primeira resposta que vem à mente é pela base de mais de 433 milhões de usuários e um público muito bem segmentado para que a Microsoft lucre com anúncios dentro da plataforma.

Mas juntamente com a base de usuários, podemos dizer que a Microsoft também tem um enorme interesse em dominar de vez o ambiente corporativo, desde o sistema operacional [o Windowns está instalado em 91% dos PCs do mundo], passando por aplicativos de produtividade, serviços na nuvem, e-mails profissionais como o Outlook, serviços de mensagens instantâneas como o...

Continuar leitura de post

Brasileiros lideram o uso de redes de mensagens instantâneas

Aproveitando que vivenciamos recentemente toda uma euforia por conta do bloqueio do WhatsApp, gostaria de compartilhar com vocês alguns dados de um estudo da Ericsson sobre o uso de redes de mensagens instantâneas. O dado mais alarmante é que nós, brasileiros, estamos acima da média mundial no uso semanal dos aplicativos de mensagens.

Smartphone. Foto: Divulgação

Seria um reflexo da nossa sociabilidade ou uma falta de equilíbrio comportamental de convivência?

Confiram os dados e depois compartilhem nos comentários o que vocês concluem do estudo. Particularmente, acredito que estamos passando um pouquinho dos limites.  

  • A média global dos internautas que usam mensagens instantâneas no celular pelo uma vez por semana é de 59%. No Brasil, a porcentagem atingiu 83% em 2015. 
  • O consumo semanal do brasileiro de dados em redes sociais também se distancia da média global: enquanto o Brasil atinge 83%, a média fica em 65%. 
  • 51% dos entrevistados brasileiros consideram que reclamar ou expor...

Continuar leitura de post

Um chef robô

Já pensou chegar em casa do trabalho e ter a comida feita e a louça lavada? Parece desenho dos Jetsons, mas é só mais uma engenhoca da tecnologia!

Um chef robô. Foto: Divulgação

A The Moley Robotic Kitchen é uma invenção que contempla o conjunto completo: além dos braços robóticos, forno, fogão e pia. Com todos esses equipamentos, o robô já é capaz de preparar uma refeição e estima-se que, em breve, poderá preparar até duas mil delas. A programação dessa novidade foi feita em uma cozinha 3D, onde os movimentos de um chef humano foram gravados na máquina. A partir daí, com a ajuda de uma centena de sensores digitais, a máquina foi capaz de produzir uma sopa sozinha.

A aposta do criador da engenhoca tem sido em um marketing voltado à uma alimentação saudável e natural, com receitas preparadas com a quantidade certa de nutrientes. Ainda bem, né?!

A invenção só não pode se tornar mais uma forma de comodismo, retirando da gente um dos melhores prazeres que é cozinhar para relaxar e agradar...

Continuar leitura de post

Um relógio para salvar vidas

Cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil convivem com a epilepsia, você sabia? Ataques epilépticos são bruscos, sérios e deixam pacientes e familiares assustados com suas consequências.

O Embrace é um relógio capaz de monitorar os sinais vitais de uma pessoa e enviar um alerta de emergência pedindo socorro imediato assim que um ataque epiléptico ou convulsão é identificado. Foto: Divulgação

A boa notícia é que, na onda das tecnologias vestíveis, surgiu mais uma para garantir mais segurança e mais tranquilidade tanto para quem convive com a epilepsia no próprio corpo quanto para amigos e familiares sempre preocupados com o próximo ataque em entes queridos.

Trata-se de um relógio bem elegante, de design moderno, capaz de monitorar os sinais vitais de uma pessoa e enviar um alerta de emergência pedindo socorro imediato assim que um ataque epiléptico ou convulsão é identificado. Basta escolher quem avisar, por meio do aplicativo, que o alerta é enviado imediatamente para as pessoas...

Continuar leitura de post

USP de São Carlos oferece curso de tecnologia para vovôs e vovós

Cerca de 40 vovôs e vovós estão aprendendo a lidar com smartphones e tablets por meio de uma proposta muito simpática da Universidade de São Paulo, em São Carlos. Alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, supervisionados por dois professores, estão aos poucos introduzindo a tecnologia e seus aplicativos na vida desse grupo da melhor idade. 

USP de São Carlos oferece curso de tecnologia para vovôs e vovós. Foto: Henrique Fontes/ICMC

A fim de se libertarem das perguntas aos filhos e netos, que nem sempre têm paciência para explicar como tudo funciona, o grupo está se deliciando ao aprender como utilizar a câmera do celular, aplicativos de e-mails, edição de fotos, conversas, geolocalizadores, etc. 

Já teve quem aprendeu a mexer no whatsapp e agora consegue se comunicar melhor com a família e com os netos e até quem já usou o Google Maps para passear durante viagens. Um mundo novo e que encanta. 

Eu, particularmente, tenho um bom exemplo dentro de casa. Meu pai tem 64...

Continuar leitura de post



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.