Brasileiros lideram o uso de redes de mensagens instantâneas

Aproveitando que vivenciamos recentemente toda uma euforia por conta do bloqueio do WhatsApp, gostaria de compartilhar com vocês alguns dados de um estudo da Ericsson sobre o uso de redes de mensagens instantâneas. O dado mais alarmante é que nós, brasileiros, estamos acima da média mundial no uso semanal dos aplicativos de mensagens.

Smartphone. Foto: Divulgação

Seria um reflexo da nossa sociabilidade ou uma falta de equilíbrio comportamental de convivência?

Confiram os dados e depois compartilhem nos comentários o que vocês concluem do estudo. Particularmente, acredito que estamos passando um pouquinho dos limites.  

  • A média global dos internautas que usam mensagens instantâneas no celular pelo uma vez por semana é de 59%. No Brasil, a porcentagem atingiu 83% em 2015. 
  • O consumo semanal do brasileiro de dados em redes sociais também se distancia da média global: enquanto o Brasil atinge 83%, a média fica em 65%. 
  • 51% dos entrevistados brasileiros consideram que reclamar ou expor organizações nas redes sociais tem um impacto maior do que ir à polícia e às autoridades responsáveis.
  • 61% dos paulistanos entrevistados para este estudo gostariam de ter acesso a uma ferramenta que checasse a autenticidade de uma reportagem ou de uma postagem, o que deixa claro que o tsunami de informações também gera perda de credibilidade. 
  • Facebook concentra 28% do tráfego móvel no Brasil. Em sequência, estão a versão móvel do navegador Chrome, com 16%, e o aplicativo do Youtube, que concentra 15%. O WhatsApp e o Instagram vêm logo atrás com 13% e 6%, respectivamente. 

Fonte: Relatório de Mobilidade da Ericsson, 2015.

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Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.