Diante de investimentos bilionários da Apple, do Facebook e do Snapchat em seus aplicativos de mensagem instantânea, o Google decidiu entrar na briga e colocar no mercado o Google Allo. Assim como os apps citados acima, é possível manter conversas, enviar fotos, vídeos, adesivos entre outros recursos para manter o chat interativo e divertido.
Google Allo. Foto: Divulgação
A grande aposta do Google está no uso da Inteligência Artificial, que será capaz de sugerir mensagens de acordo com a conversa. A funcionalidade deve ganhar mais inteligência à medida em que o sistema for utilizado. Respostas rápidas como “OK,” “entendi”, “obrigado”, poderão ser enviadas muito rapidamente.
Outra surpresa com relação à Inteligência Artificial será a Google Assistant, uma espécie de Siri, ou seja, uma assistente virtual capaz de interagir durante a conversa quando solicitada, por meio de texto. A princípio, as contribuições devem ser mais genéricas, como informações sobre o tempo, música, etc, mas este serviço também deve ganhar mais expertise ao longo do tempo.
Mas se você está se perguntando: e onde fica a minha privacidade? Bom, é claro que para colocar à disposição esses tipos de interação, o Google lerá sim todas as suas conversas, se assim você permitir e as funcionalidades se tornarem convenientes. Caso ache muito arriscado, o aplicativo conta com um modo anônimo, que exclui os serviços de inteligência artificial, mas mantém todos os outros recursos de bate-papo e envio de multimídia.
Se você já testou, deixe um comentário sobre a experiência de utilizar o Allo.
Até breve!