Cerca de 40 vovôs e vovós estão aprendendo a lidar com smartphones e tablets por meio de uma proposta muito simpática da Universidade de São Paulo, em São Carlos. Alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, supervisionados por dois professores, estão aos poucos introduzindo a tecnologia e seus aplicativos na vida desse grupo da melhor idade.
USP de São Carlos oferece curso de tecnologia para vovôs e vovós. Foto: Henrique Fontes/ICMC
A fim de se libertarem das perguntas aos filhos e netos, que nem sempre têm paciência para explicar como tudo funciona, o grupo está se deliciando ao aprender como utilizar a câmera do celular, aplicativos de e-mails, edição de fotos, conversas, geolocalizadores, etc.
Já teve quem aprendeu a mexer no whatsapp e agora consegue se comunicar melhor com a família e com os netos e até quem já usou o Google Maps para passear durante viagens. Um mundo novo e que encanta.
Eu, particularmente, tenho um bom exemplo dentro de casa. Meu pai tem 64 anos e de uns tempos pra cá começou a se interessar bastante por tecnologia. Pediu minha ajuda para comprar o primeiro smartphone, comprou um livro sobre a história dos maiores inventores e, aos poucos, com muitas perguntas foi se habituando a aplicativos como Facebook e Whastapp. Com as filhas morando longe, é muito bom não só pra ele, como pra nós, poder manter mais contato.
Então, se na sua cidade não tem um curso como esse, que tal incentivar pais e avós a acompanharem as tecnologias? Lembrando-os sempre, claro, de manter o equilíbrio e a privacidade na utilização desses meios.
*Com informações do G1 tecnologia.