O papa convoca os jovens para pensarem em um olhar mais humano para essa área, que valorize as pessoas e cuide do ambiente. Empreendedores no Brasil já fazem essa experiência.
A Espiritualidade da Unidade é vivida em sintonia com os outros carismas presentes na Igreja Católica. Sacerdotes, religiosos e religiosas sentem que o Carisma da Unidade potencializa seus próprios carismas e os faz amar ainda mais a própria família religiosa.
Para introduzir a leitura da recente Carta Encíclica Fratelli tutti, do papa Francisco, propomos parte de um artigo publicado na revista Ekklesía. Trata-se de um comentário a partir das ciências sociais a respeito do Documento sobre a fraternidade humana em prol da paz mundial e da convivência comum, assinado pelo papa e pelo grão imame de al-Azhar, Ahmed al-Tayyeb, em Abu Dhabi, em 2019.
Vale mais que mil palavras.
Uma economia que, na liberdade, favorece a comunhão entre as pessoas, empresas, grupos e Estados segue no caminho contrário. E isso é cristianismo, não ideologia, adverte o papa. Está lá nos Atos dos Apóstolos, a propósito. Também não se confunde com filantropia ou assistencialismo, práticas que, embora necessárias em certas situações e por certo tempo, são insuficientes para se promover a justiça social. Ou, em outras palavras, para permitir a construção da fraternidade universal, pela qual todos somos de fato irmãos, nos vemos e vivemos como tal, porque a dignidade de cada um é efetivamente respeitada. Ao contrário, não há dignidade humana salvaguardada quando milhões de pessoas vivem em condições de miséria.
A vocação não é algo acidental, mas substancial, toca o ser humano no seu íntimo, uma espécie de nova criação. Quando alguém responde ao amor de Deus, que o chama a amar, acontece como um ato esponsal entre os dois. É um dom total. Pode ser que às vezes, por parte do ser humano, falte a fidelidade. Pedro renegou o Mestre, e os outros discípulos o abandonaram na sua paixão. O chamado não implica uma perfeição completamente alcançada; ao contrário, exige a correspondência diária e, se necessário, recomeçar, pois é um processo dinâmico.