Facebook terá centro de pesquisa em inteligência artificial em Paris

Paris foi a cidade escolhida pelo Facebook para dar mais uma injeção de tecnologia na rede social. Mark Zuckerberg acaba de anunciar um novo centro de pesquisa em inteligência artificial na capital francesa. Este é o terceiro. Os outros dois estão localizados em Nova York e no Vale do Silício, nos Estados Unidos. 

Facebook terá centro de pesquisa em inteligência artificial em Paris. Foto: Divulgação

A aposta em IA, que já envolveu cerca de US$ 1 bilhão em pesquisas, deve garantir um desempenho melhor no feed de notícias dos usuários, mas principalmente dar uma boa base para o desenvolvimento do Oculus, o dispositivo de realidade aumentada do Facebook que deve ser lançado logo mais. 

A inteligência artificial torna softwares capazes de aprender com atitudes humanas, além de perceber o contexto de um ambiente e ser capaz de tomar atitudes. 

Certamente um novo passo com dois lados de uma mesma moeda. Com IA, o Facebook será capaz de entregar serviços mais inteligentes e propiciar uma...

Continuar leitura de post

Um aplicativo par ajudar imigrantes e refugiados

Foto: Reprodução

Quem tem acompanhado os jornais sabe o quanto a situação de refugiados e imigrantes está em pauta ultimamente. E a realidade é triste. Pessoas que fogem das guerras e da miséria no país de origem e buscam um novo recomeço em um lugar distante. O mundo deveria ser de todos nós, mas não é bem assim. Muitas são impedidas de continuar ou morrem durante travessias. Ou, quando chegam ao destino, são indesejadas e tratadas com preconceito.

Um grupo de estudantes de tecnologia, entre 16 e 17 anos, do Rio Grande do Sul decidiu aproveitar a chance de inscrever um projeto em uma dessas iniciativas de inovação para tentar ajudar essas pessoas.

Colocaram em prática a ideia de um site e um aplicativo com informações úteis ao imigrante como consulados e embaixadas, agências internacionais, centros de apoio, órgãos governamentais, assistência jurídica, comunidades e sociedades, templos religiosos, aulas de português, instituições de ensino, oportunidades de emprego e serviços de...

Continuar leitura de post

MCTI promove conversas com personalidades científicas pelo Twitter

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) resolveu comemorar os seus 30 anos de um jeito bem “social”. Emplacou uma ação no Twitter convidando os seguidores a interagir com personalidades científicas renomadas por meio de hashtags.

No começo do mês, a pesquisadora brasileira da Nasa, Rosaly Lopes, especialista em vulcões (dentro e fora do planeta Terra) assumiu o comando do Twitter do MCTI e "mandou ver" nas respostas aos usuários. Explicou sobre lavas, placas tectônicas e eventos sísmicos, além de abordar alguns aspectos da carreira científica.

Foto: Reprodução

Nesta última semana, foi a vez de Miguel Nicolelis, neurocientista renomado, médico, PhD e professor na Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Nicolelis ganhou as páginas de jornais no ano passado ao mostrar para o mundo os seus experimentos que visam devolver os movimentos à pessoas com deficiências motoras. O neurocientista levou à abertura da Copa do Mundo um jovem com deficiência que levantou de sua cadeira...

Continuar leitura de post

Direto do túnel do tempo

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) fez uma descoberta inovadora que pode contribuir muito para a compreensão da linguística ao longo dos séculos. 

Um processo inédito torna capaz a digitalização de manuscritos antigos em formato digital, sem a necessidade de manuseá-los. É a tecnologia dando uma mãozinha pra história!. Foto: Divulgação

Se antes era preciso manusear e às vezes até mesmo desencadernar manuscritos antigos para poder transformá-los em arquivos digitais, agora esse processo mudou. O Laboratório de Pesquisa em Linguística de Corpus, o Lapelinc, da UESB, desenvolveu um método de fotografia que facilita a transcrição de documentos antigos. 

O processo começa com a captura da imagem em uma câmera fotográfica. Logo após inicia-se a transposição para a formatação digital que é feita por um software desenvolvido também no Lapelinc. Ele interpreta os dados e recupera no computador os tons e as cores originais do documento. O texto então,...

Continuar leitura de post

Com quem você vai fazer as pazes?

Hoje vocês irão conhecer comigo a ONG Peace One Day, fundada pelo ator e cineasta Jeremy Gilley. A ONG gira em torno de uma proposta bem simples: estabelecer um dia mundial com ações pela paz que fossem capazes de promover tréguas e cooperação entre países em conflito e devastados pela violência. 

Com quem você vai fazer as pazes? Foto: Divulgação

Em 2001, os Estados-Membros das Nações Unidas adotaram com unanimidade o dia 21 de setembro como o dia anual de cessar-fogo e não-violência global. 

A ONG divulga com orgulho a redução de 70% da violência no Afeganistão no Dia da Paz, em 2011, e diz que até 2016 cerca de 3 bilhões de pessoas no mundo inteiro terão ciência sobre esse dia, assim como tem ciência sobre o Natal, o Ano Novo ou o Dia das Mães. 

E o sonho é grande. “O objetivo do Peace One Day é institucionalizar o Dia da Paz em 21 de setembro, fazendo dele um dia que seja autossustentável, um dia anual de unidade global, um dia de cooperação intercultural em uma escala que a...

Continuar leitura de post

Como as organizações sem fins lucrativos utilizam as redes sociais?

Uma pesquisa recente do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br) revelou dados de como as organizações sem fins lucrativos brasileiras utilizam as redes sociais e as ferramentas de Tecnologia da Informação (TIC). Tive acesso a um apanhado desses dados e gostaria de compartilhar com vocês, já que acredito que boa parte do público da Cidade Nova pode ter algum envolvimento com essas instituições. 

A pesquisa foi realizada com 3.283 organizações das áreas de cultura e recreação, educação e pesquisa, religião, saúde e assistência social, desenvolvimento e defesa de direitos. Traçando um perfil, cerca de 54% delas obtém seus recursos a partir de doações de pessoas físicas e 49% por meio de mensalidades e anuidades pagas por associados. 

E como elas estão presentes nas redes sociais? Mais da metade das organizações, cerca de 61%, possui conta ou perfil próprio em alguma rede social,...

Continuar leitura de post



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.