Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) fez uma descoberta inovadora que pode contribuir muito para a compreensão da linguística ao longo dos séculos.

Um processo inédito torna capaz a digitalização de manuscritos antigos em formato digital, sem a necessidade de manuseá-los. É a tecnologia dando uma mãozinha pra história!. Foto: Divulgação
Se antes era preciso manusear e às vezes até mesmo desencadernar manuscritos antigos para poder transformá-los em arquivos digitais, agora esse processo mudou. O Laboratório de Pesquisa em Linguística de Corpus, o Lapelinc, da UESB, desenvolveu um método de fotografia que facilita a transcrição de documentos antigos.
O processo começa com a captura da imagem em uma câmera fotográfica. Logo após inicia-se a transposição para a formatação digital que é feita por um software desenvolvido também no Lapelinc. Ele interpreta os dados e recupera no computador os tons e as cores originais do documento. O texto então, em formato eletrônico, pode servir à pesquisa científica.
A diferença é que ao utilizar scanners é o documento que se adapta ao aparelho. E no novo método, o aparelho se adapta ao documento.
Apesar de já existirem diversos softwares capazes de escanear documentos impressos e transformá-los em arquivos digitais editáveis, esse é o primeiro software desenvolvido para manuscritos.
Adoro essas invenções! E vocês?