Mineração em foco

Serra dos Carajás / Foto: Marcelo Correa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A semana passada foi marcada pela polêmica em torno do Novo Código da Mineração. Na terça-feira (06) um grupo de organizações da sociedade civil, movimentos sociais e cidadãos, encabeçados pelo Instituto Socioambiental (ISA) encaminhou, à Secretaria Geral da Mesa da Câmara Federal, uma representação por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), relator do Projeto de Lei 37/2011, o novo marco legal da mineração.

A ação inédita acontece porque Quintão relata um projeto de interesse direto de seus financiadores. Segundo o ISA e de acordo com dados do TSE, dos R$ 2 milhões arrecadados por Quintão na campanha de 2010, em torno de 20% foram doados por grandes empresas de mineração e metalurgia. Em dezembro, um vídeo divulgado pelo próprio ISA mostrava o deputado, em uma audiência pública promovida na Câmara, afirmando ser legalmente financiado pela mineração. Em reportagem da Agência Câmara publicada no dia...

Continuar leitura de post

Vivendo perigosamente

Ao melhor estilo Al Gore, estreou recentemente na Showtime, rede de TVs por assinatura norte-americana, a série documental Years of living dangerously (Anos vivendo perigosamente, em tradução livre). Dividido em nove episódios, o documentário já começa famoso pelo seu time de produtores e correspondentes. A lista é longa: Tomas Freeman, Harrison Ford, James Cameron…

O foco são as mudanças climáticas e o papel do ser humano em tal processo. Na verdade, a proposta parece ter sido inspirada nos estudos do IPCC, que em 2013 divulgou a primeira parte do quinto relatório no qual destacou a responsabilidade do homem no aquecimento global. O nome do documentário também já foi visto nos cinemas no drama The year of living dangerously (O ano em que vivemos em perigo), dirigido pelo australiano Peter Weir e baseado no livro de C.J. Koch. Mas não há relação aparente entre o documentário da Showtime e o filme estrelado por Mel Gibson em 1982.

Apesar do tom alarmista, a produção traz informações...

Continuar leitura de post

É dada a largada

Usando a máxima “Conhecer para melhor cuidar” como princípio, o Ambientado nasce em uma semana propícia, em que se comemora o Dia da Educação e a sanção da Lei de Educação Ambiental, que foi reconhecida como componente essencial e permanente da educação nacional.

E o nosso desejo ao lançar o blog não é muito diferente desta batalhada lei: ser uma ferramenta de diálogo para entendermos e aprendermos a conviver com o Planeta. Como nenhuma caminhada de tal porte é capaz de ser realizada sem companhia, assim este diálogo precisa de cada um para existir e surtir efeito.

Então, sejamos todos bem-vindos e mãos à obra. 



Sobre

Estamos em processo de adaptação ao planeta Terra e ainda precisamos aprender a conviver e cuidar dele da mesma forma que cuidamos de uma criança ou um idoso. Ele é um sistema vivo, no qual todas as partes interagem, inclusive conosco. E o cuidado é essencial, mais do que a razão e a vontade. Mas para cuidar é preciso conhecer. Por isso, este blog se propõe dialogar sobre meio ambiente, destacando fatos importantes para quem quer ambientar-se ainda mais com a nossa casa.

Autores

Ana Carolina Wolfe

Formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), é repórter de Cidade Nova desde 2011. Começou a se interessar por meio ambiente em 2002. Desde então, se apaixonou pela “tradução” de temas ambientais ao público. Hoje, além de Cidade Nova, atua como assessora de imprensa em um centro de pesquisa voltado ao agronegócio e como diretora na ONG Florespi.