No embalo da Copa

Diferente do que se vê e ouve nas ruas, no mundo publicitário o clima de Copa já chegou. É só ligar a televisão em qualquer horário do dia para ser invadido por dezenas de campanhas atreladas ao Mundial no Brasil. Nesta lista imensa entram as marcas patrocinadoras oficiais da Fifa, as que investem na seleção brasileira (CBF), aquelas que abraçam um jogador como garoto propaganda e também as que só pegam carona na temática vigente. Enfim, é uma overdose.

As soluções aplicadas pelas agências nestas peças audiovisuais buscam enaltecer a catarse coletiva provocada pelo futebol. Quase todas se apegam neste quesito emocional, apoiado num sentimento patriótico, de elementos que dão identidade a um povo. Há também narrativas mais descontraídas, que procuram se aproveitar do carisma de ídolos ou mesmo do aspecto lúdico do esporte.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF


Nem é preciso dizer o quão rentável é uma Copa. A audiência gigantesca do evento transforma o Mundial num produto valiosíssimo. Os investimentos publicitários na TV devem chegar à casa de US$ 3 bilhões, segundo a consultoria Deloitte. E isso está longe de ser um fenômeno brasileiro. Grande parte dos 32 países representados por suas seleções tem a mesma proporção de investimento e adesão de audiência.

Para além das discussões mercadológicas e quanto isso tira a autenticidade do futebol, é sempre empolgante identificar as melhores criações publicitárias em épocas de Copa. Muitas delas são tão bem feitas que a sensação é de estar diante de uma obra de arte, mesmo sabendo que a finalidade é comercial. Fiz um apanhado desses vídeos abaixo. Não sei se vale como prognóstico para a competição, mas no quesito publicidade, a Argentina já é campeã.

PAPA HERMANO

Em sua campanha, o canal de esportes TyC deu protagonismo ao carismático Papa Francisco, fã de futebol e torcedor do San Lorenzo. O vídeo traz trechos do discurso do pontífice durante passagem no Rio de Janeiro, na Jornada Mundial da Juventude. “Se um argentino fez isso no Brasil, imagine 23", conclui a ótima peça. O próprio Francisco elogiou o comercial. “Está encantador... Que nunca percam este senso de humor”, enfatizou.
 

 



ABRAÇO DA ALMA

A campanha da Coca-Cola no país vizinho também é um show à parte. A intenção da agência David, muito bem sucedida, foi trazer um relato histórico para valorizar um sentimento de superação. É emocionante.
 

 




FANTASMA DE 50

A Puma, fornecedora de matérias esportivos para a seleção do Uruguai, escolheu como mote da campanha o título na Copa de 50, no Maracanã. Um personagem fantasiado como o “fantasma” passeia pelas ruas do Rio e assusta aos anfitriões. É bem divertido.
 

 

 


“VOU CHAMAR O TÉCNICO”

Nesta linha descontraída, a operadora Vivo também promoveu uma ação bastante espirituosa aqui no Brasil. Clientes comuns são surpreendidos pela presença de Felipão num atendimento convencional numa loja de shopping. O vídeo é uma aula de edição.

 



MILHÕES DE CORAÇÕES

A marca de cerveja espanhola CruzCampo criou uma maneira inteligente de ligar a nação aos 23 selecionados que estarão do outro lado do Atlântico.

 

 



NADA É IMPOSSÍVEL

O drama vivido pelos mineiros no Chile serviu de inspiração para apoiar os jogadores da seleção local.
 

 

 

 

Tags:

comerciais, criatividade, publicidade, Copa do Mundo, humor



Sobre

Pitacos, reflexões e provocações sobre música, cinema, jornalismo, cultura pop, televisão e modismos.

Autores

Emanuel Bomfim

Emanuel Bomfim nasceu em 1982. É radialista e jornalista. Escreve para revista Cidade Nova desde 2003. Apresenta diariamente na Rádio Estadão (FM 92,9 e AM 700), em SP, o programa 'Estadão Noite' (das 20h às 24h). Foi colaborador do 'Caderno 2', do Estadão, entre 2011 e 2013. Trabalhou nas rádios Eldorado, Gazeta e América.