Ser bonzinho ou ser autêntico?

Não faz muito tempo escrevi para vocês sobre o Peace One Day, uma iniciativa global que deseja instituir o Dia Mundial da Paz, com a proposta de que cada cidadão faça uma trégua ou um acordo de paz com algum “inimigo”.

Foto: Divulgação

Pois então, na semana passada um burburinho tomou conta da internet quando o Burguer King resolveu mandar uma carta aberta via redes sociais ao McDonald’s sugerindo um dia de trégua entre as marcas por conta do Peace One Day, em 21 de setembro.

A proposta era a seguinte: durante aquele dia, as duas principais sedes das marcas serviriam um lanche feito em comum, com ingredientes do Big Mac e do Whooper, resultando em um sanduiche chamado McWhooper. O Burguer King dizia na carta que a única coisa que eles precisariam seria trocar alguns funcionários para que as receitas fossem fidedignas.

A resposta do Mc Donalds pelo Facebook foi quase um balde de água fria. De uma fria realidade. O CEO escreveu:

Caro Burger King,
Inspiração para uma boa causa… ótima ideia.
Nós adoramos a intenção mas acreditamos que nossas duas marcas podem realizar algo maior para fazer a diferença.
Nos comprometemos a criar conscientização no mundo inteiro, talvez vocês se unam a nós em um esforço global significativo?
E a cada dia, vamos deixar claro que entre nós há simplesmente uma competição de negócios amigável e certamente não as circunstâncias inigualáveis de verdadeira dor e sofrimento da guerra.
Estaremos em contato.

Steve, CEO do McDonald’s
P.S.: Um simples telefonema resolve da próxima vez.” 

Poderia o McDonalds ter assumido uma postura de colaboração? Poderia. Mas sabe aquela fase que diz que de boas intenções o inferno está cheio?

Primeiro, o Burguer King foi ingênuo em tornar pública uma proposta envolvendo um grande player do mercado sem antes dar aquela “combinada”. Segundo, o McDonalds foi seco, mas foi certeiro. Se eles aceitassem estariam concordando que travam uma guerra com o concorrente todos os dias, quando o que todo mundo quer é passar a imagem de respeito pelos iguais. E, por fim, as palavras foram duras, mas duas marcas desse porte podem realmente fazer mais pela paz do que sanduíches.

É um pouco como na vida real, certo? Jesus, naquele tempo, já dizia palavras duras sobre a verdade e sobre a correção ao irmão, incentivando a gente a melhorar sempre.

Não podemos ser ingênuos nos nossos relacionamentos. É preciso saber dizer a verdade quando ela convém, mesmo que isso desagrade a opinião dos outros. Nada de ser bonzinho se isso não tocar o coração das pessoas.

Foi só uma pequena reflexão que tive diante de tudo isso. E vocês? O que pensam sobre o assunto? 

Até a próxima! 

Tags:

paz, mcdonald's, burger king, peace one day



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.