Há dois dias esgotamos o orçamento de recursos naturais disponíveis para 2014 e, a partir desta data, a Terra opera no vermelho, sem poder repor tudo aquilo que vamos consumir. A medição já é feita há 14 anos pela organização Global Footprint Network, que chama a data de Dia da Sobrecarga da Terra, ou seja, dia em que a pegada ecológica da humanidade excede a capacidade do planeta de repor recursos naturais e absorver resíduos, incluindo o dióxido de carbono (CO2).
Já falamos do assunto na revista Cidade Nova do ano passado, mas é sempre bom revisar o que significa essa tal de pegada ecológica:
Revista Cidade Nova, junho de 2013
Como o problema já está aí, vale a pena adotar algumas medidas, apresentadas pelo WWF, para deixar a pegada mais "leve":
- Pegue leve com os hábitos
Quando for as compras, habitue-se a verificar no rótulo o número de registro no IBAMA, assim, você estará respeitando o direito do consumidor além de estar fazendo uma compra responsável. Dê preferência a produtos com certificações “verdes” como produtos orgânicos e eletrônicos que consomem menos energia.
- Pegue leve com a alimentação
Cerca de 60% da água doce que temos disponível no planeta é direcionada à produção de alimentos. Evitar o alto consumo diário de proteínas de origem animal pode ser um importante passo para a diminuição do uso excessivo de recursos naturais. Procure alimentos que contenham poucas embalagens e que respeitem as regras socioambientais de produção.
- Peque leve com sua casa
Certifique-se que na sua casa não tem vazamentos e evite o uso abusivo de água para lavar calçadas e carros, usar baldes é sinônimo de melhor aproveitamento de água.
- Pegue leve com seu meio de locomoção
Na hora do transporte, preocupe-se com a emissão de carbono. Prefira meios de transporte públicos ou repense o uso da bicicleta em trajetos menores. Se o carro for realmente necessário, seja adepto às caronas e faça revisão constante para evitar uma eliminação de gases poluentes desnecessária.
- Pegue leve com seu consumo
Luzes, água, roupas e alimentos. Tudo deve ser repensado e aqueles produtos supérfluos devem ficar de fora do consumo diário. Preocupe-se com a quantidade de energia que usa. Ligue a máquina de lavar menos vezes por semana e passe a verificar sempre seus gastos com eletricidade e água. Tendo esse controle, fica mais fácil ver o que pode ser melhorado.
*Fonte: Ecodesenvolvimento