No post da semana passada, falei de atitudes simples que podemos ter como forma de assumirmos a corresponsabilidade pela salvaguarda do Planeta. Um bom exemplo de responsabilidade compartilhada dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos seria diminuirmos a produção de lixo orgânico adotando práticas baratas de reciclagem. Neste final de semana fui interpelada sobre que exemplos seriam esses.
Na internet podemos encontrar inúmeras ideias de reciclagem e reuso de resíduos. Pessoalmente, o mais prático (para população e município), mais imediato e barato é a composteira caseira. Abaixo é possível conferir o que escrevi sobre o assunto para a Cidade Nova de fevereiro deste ano.

Cidade Nova, fevereiro 2014
Há duas experiências interessantes em curso usando a composteira caseira. Uma delas, na cidade de São Paulo, vai selecionar 2.000 famílias de diferentes estilos de vida, acompanhá-las e levantar informações pertinentes para a multiplicação da prática da compostagem doméstica na cidade. A outra, em Piracicaba, no interior do estado, está selecionando 30 famílias locais para, a partir dos dados gerados, tentar transformar a proposta em política pública municipal. Para quem não sabe por onde começar, este é um primeiro passo.
Confira no vídeo como fazer a compostagem em casa: