Produzir alimentos sem qualquer tipo de agrotóxico ou desperdício é a premissa da Urban Farmers, iniciativa implantada com sucesso na Suíça que deve chegar em breve à cidade de São Paulo, informa Débora Spitzcovsky, do portal The Greenest Post.
O projeto Urban Farmers consiste na construção de estufas para o cultivo de ervas, legumes e frutas na água. No mesmo espaço, peixes ainda são alimentados em tanques. Foto: Divulgação
Tudo graças aos brasileiros Daniel Pacheco, Talita Marinho e Alexa Gaspar, que se apaixonaram pela ideia, foram conhecê-la de perto na Suíça e agora ajustam os detalhes finais com o fundador e presidente da empresa, Roman Gaus, para trazê-la para a capital paulista em 2016.
O trio está à procura de terraços – nos topos de grandes edifícios, como hotéis e shoppings – que comportem a estrutura que a Urban Farmers necessita para a produção de orgânicos. O projeto exige uma área de, no mínimo, mil metros quadrados, onde é construída estufa para o cultivo de ervas, legumes e frutas na água. No mesmo espaço, peixes ainda são alimentados em tanques.
Funciona assim: a água com os resíduos dos peixes é levada, por meio de tubos, até as verduras, frutas e legumes para adubá-las. As plantas, por sua vez, filtram a água, que é novamente encaminhada para os tanques. No final, todas as culturas viram comida, que é vendida para supermercados, restaurantes e para os próprios consumidores, que podem encomendar suas compras para recebê-las em casa.
*Texto original publicado por EcoDesenvolvimento e editado por Cidade Nova.