Brasil é campeão da Copa do Mundo em redução da mortalidade infantil. Foto: Divulgação/ONU
Um novo ranking incluindo os 32 países que disputam a Copa do Mundo de 2014 mostra que todos apresentaram progresso significativo na redução da mortalidade infantil desde 1990, quando o Mundial foi sediado na Itália. Os avanços de cada país, entretanto, não foram iguais.
Sede da Copa deste ano, o Brasil já é campeão da lista, com uma redução de 77% no número de mortes de crianças abaixo de cinco anos de idade desde 1990.
O ranking “Mortalidade Infantil: Qual é o Placar?” foi lançado em preparação para o Fórum dos Parceiros de 2014, evento realizado em Johanesburgo (África do Sul) entre os dias 30 de junho e 01 de julho e organizado pela Parceria para a Saúde Materna, de Recém-Nascidos e Crianças (PMNCH). Criado e liderado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2005, o grupo reúne 625 organizações ligadas à saúde materno infantil, entre governos, associações, ONGs, universidades, profissionais de saúde, instituições de pesquisa e representantes do setor privado. O objetivo da parceria é acelerar a conquista dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) relacionados à saúde de mulheres e crianças.
*Texto original editado pela Cidade Nova