A população curitibana está atendendo ao pedido do Instituto Pró Cidadania (IPCC) e da Fundação de Ação Social (FAS). Depois da chuva intensa do último fim de semana, o número de doações (roupas, alimentos e cobertores) cresceu significativamente.
“O telefone não para de tocar e a busca por informações sobre como doar duplicou”, disse o coordenador do Disk Solidariedade, Luis Carlos Costa. O balanço do volume de arrecadação será feito no final desta semana.
Curitiba (PR), 09/06/2014 - O 27º Batalhão Logístico de Curitiba disponibilizou 16 soldados, que participaram ativamente na triagem de roupas e calçados. Foto: Everson Bressan/SMCS
Na tarde de ontem (9), o 27º Batalhão Logístico de Curitiba também prestou socorro, com 16 soldados que participaram ativamente na triagem de roupas e calçados. Os militares ainda auxiliaram no carregamento de cobertores e alimentos.
Segundo o superintendente do Instituto, Gerson Guelmann, a ajuda é sempre bem-vinda. “Dentro de um quadro de tragédia como este, com diversas famílias desabrigadas e com dificuldades, um ponto muito positivo é a solidariedade dos curitibanos. Pedimos ajuda e estamos sendo atendidos”, conta.
Pelo site www.doecalor.com.br é possível consultar a localização dos cerca de 600 pontos de coleta da campanha Doe Calor espalhados pela cidade. O Instituto Pró-Cidadania pede o auxílio da população com doação de roupas, cobertores, colchões, roupas de criança em bom estado, produtos de higiene e limpeza e alimentos não perecíveis.
A Prefeitura indica, porém, que as pessoas que tiveram as casas alagadas não joguem roupas, colchões e móveis no lixo antes que os mesmos estejam secos novamente. Antes de produzir mais lixo, o cidadão deve conferir se os objetos molhados ainda podem ser usados.
Situação no estado
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, liberou R$ 140 mil para a execução de ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais no Paraná. Segundo o último boletim divulgado nesta terça-feira pela Defesa Civil estadual, dos 132 municípios atingidos pelo mau tempo, 79 estão em situação de emergência. Mais de 422 mil pessoas foram afetadas pelos temporais. Nove pessoas morreram, 30 ficaram feridas e seis estão desaparecidas devido às enxurradas. O número de pessoas desalojadas subiu para 12.957 e de desabrigadas, para 3.805. Mais de 8,4 mil residências foram danificadas.
O governo estadual tem executado obras de emergência para liberar as estradas afetadas pelas chuvas do fim de semana. Cinquenta equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) trabalham para recuperar 56 trechos de rodovias destruídos. Já foram liberados 14 dos 70 pontos interrompidos em diversas regiões do Paraná. As equipes estão trabalhando na recuperação de estradas danificadas pela queda de barreiras e pelo excesso de água na pista.
*Com informações da prefeitura de Curitiba e da Agência Brasil.