A organização Cão Inclusão treina e encaminha gratuitamente cães de assistência a cadeirantes para ajudá-los no dia a dia. O uso desses animais para esse fim é amplamente difundido no exterior, mas pouco praticado no Brasil, cenário que a entidade pretende mudar. Além de cães que auxiliam pessoas com deficiência de mobilidade, a Cão Inclusão adestra cães-ouvintes, para ajudar quem tem deficiência auditiva, e cães-guia, para deficientes visuais. O objetivo de Leonardo Ogata e Sara Favinha, fundadores da organização, é difundir o uso do cão de serviço para cadeirantes no país. Para viabilizar o projeto, a Cão Inclusão capta patrocínios empresariais para o adestramento do cão e o preparo do cadeirante que irá recebê-lo, além de acompanhamento vitalício sem custo algum para a pessoa. Atualmente, há nove cães em treinamento pela organização.
Este artigo está disponível apenas para assinantes. Se você é assinante, e já tem conta aqui no Portal da Editora Cidade Nova, faça seu login.
Você também pode ter acesso a duas reportagens da revista todo mês, disponibilizado por liberdade da Editora, podendo também a algumas matérias em edições anteriores mais recentes, como também a todas as matérias de edições mais antigas. Para isso, faça seu cadastro aqui.
*O arquivo está em construção.