Liderar o desenvolvimento, a igualdade de gênero e as questões do clima com a inclusão das vozes da cidadania no processo decisório e impulsionar o uso de novas tecnologias para promover esta participação. Estes são alguns dos compromissos que as Nações Unidas reafirmaram durante o Fórum Econômico Mundial 2015, em Davos, Suíça e que orientarão suas ações ao longo deste ano.
Educação e tecnologia. Foto: Freepik*
2015 será um ano fundamental para a Organização, com o estabelecimento das bases que culminarão na adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do acordo sobre o clima no final do ano em Paris. Para promover essa missão, a ONU direcionará seus esforços à criação de movimentos solidários entre governos, o setor privado e cidadãos para incentivar conexões em todo o mundo na construção de comunidades mais resilientes, capazes de lidar com as fragilidades.
As novas tecnologias serão usadas para engajar a juventude neste processo, principalmente através de campanhas cidadãs alimentadas pelos meios digitais para forjar novas parcerias e mudanças políticas. Alguns exemplos dessas ações inclusivas lançadas em Davos são o Impacto 10x10x10, da Campanha HeForShe, que busca compromissos concretos para o empoderamento das mulheres, e a campanha #NoLostGeneration, que direciona a atenção para as milhões de crianças afetadas pela crise síria.
Dentro dessa iniciativa do UNICEF, o escritório da agência na Jordânia, se associou ao diretor Chris Mill para produzir Clouds Over Sidra, uma experiência de realidade virtual que transporta a audiência para dentro de um campo de refugiados sírio. Através do uso de tecnologias de ponta, a ONU consegue amplificar a voz daqueles normalmente excluídos e explicar sua situação de uma maneira mais envolvente, inspirando líderes a assumir compromissos ousados tanto em Davos como no resto do ano.
O filme está disponível de graça através do aplicativo VRSE, mas é necessário a ajuda do Google Cardboard – os óculos de papelão para ajudar a ver a realidade virtual, para assisti-lo.