Amor pode ser ruim?

Para fecharmos o ciclo de reflexões sobre o tema "Amor Demais", como mãe e editora, quero compartilhar com vocês o que senti ao ler os originais do livro "Amor Demais - Afinal, existe uma medida certa na relação com os filhos?"

Mãe e filho. Foto: Beat Küng/Flickr

Confesso que fui arrebatada, tanto pelo aspecto editorial quanto pelo sentimental do conteúdo do livro. Não tive como avaliá-lo apenas como editora, meu lado materno cochichava ao meu ouvido a cada capítulo lido. Perguntava-me: como pode o amor de uma mãe ou de um pai ser prejudicial a um filho? Amor é sempre bom, nunca pode ser ruim?

No entanto, ao ler os relatos de casos que o Dr. Poli acompanhou, entendi que podemos sim, com a maior facilidade “amar demais” os filhos, sem nem mesmo nos darmos conta disso. Identifiquei-me e consegui enxergar ao meu redor várias crianças, adolescentes, homens e mulheres que são e foram amados demais. Creio que vocês também terão a mesma impressão ao ler o livro.

Sem dúvida, a temática do...

Continuar leitura de post

O equilíbrio do amor na relação com os filhos

Acabamos de lançar o livro Amor Demais - Afinal, existe uma medida certa na relação com os filhos?, do psicoterapeuta Osvaldo Poli. Por meio de analogias, metáforas e relatos de casos que acompanhou em seus atendimentos, o autor consegue passar com muita clareza os desencontros e desencantos promovidos pelo amor exagerado, sem limites, um amor não produtivo e com consequências negativas. 

Lançamento do livro "Amor demais".

Para o lançamento, contamos com a  participação do psicoterapeuta Sérgio Uchôa e da psicopedagoga Regina Pundek, num bate-papo muito agradável com pais, educadores e amigos na livraria Nobel da Granja Viana, em Cotia (SP).

Divido com vocês a percepção do Dr. Sérgio Uchôa sobre a temática do livro. Na próxima semana postarei a visão de Regina Pundek sobre o assunto:

Amor Demais, à luz da psicologia

Por Sérgio Luiz de Mendonça Uchôa*

A sociedade atual, extremamente capitalista, coloca os pais em xeque-mate. O consumo, o culto ao ter e ao poder dividem a atenção das...

Continuar leitura de post

Amor demais

Nas próximas semanas, minha sugestão de tema para o nosso blog será o “Amor”, especificamente o amor na relação entre pais e filhos e, principalmente, o excesso dele, quando vai além da conta, ultrapassa o limite do saudável. Você pode estar pensando: "mas amor é bom em qualquer quantidade!"; "nunca é demais"; "por ser amor, não pode ser ruim!". Será mesmo? Afinal, existe uma medida certa quando se trata do amor na relação com os filhos?

O tema é atual e polêmico, acontece em grande parte dos lares brasileiros e as escolas constatam as agruras desse desequilíbrio. Pode afetar o ser humano nas diversas fases da vida, levando-o a sérias consequências psicológicas e comportamentais. Sem sombra de dúvida, coloca os pais em cheque. Eu diria que é preciso muita coragem para abordá-lo.

É um tema urgente e deve ser abordado com seriedade. Para começarmos a conversar sobre o amor demais, convidamos a psicóloga Fernanda Rossi, que com maestria aborda essa questão e seus desdobramentos.

 

AMOR...

Continuar leitura de post

A exploração da linguagem verbal – parte II

Antes de postar o a segunda parte do texto da pedagoga Viviam Coloma, quero dividir com vocês a minha opinião sobre “leitura”.

Acredito que a leitura seja um direito fundamental do cidadão e a principal via de acesso ao conhecimento e à cultura. O livro é a porta de entrada para o conhecimento. Através da leitura ou ouvindo histórias, a criança viaja para cantos da imaginação ou do pensamento jamais visitados, alcançando horizontes e fazendo descobertas que podem levá-la sempre mais e mais além.

Nós, editoras voltadas ao publico infantil e juvenil, temos um compromisso que vai muito além de colocar bons livros no mercado. Devemos, antes de tudo, estar atentos aos projetos de incentivo à leitura, sejam eles de iniciativa privada ou pública. Sem leitores não existe construção do conhecimento, a informação não circula, a cultura não é algo palpável. Sem o hábito da leitura desde cedo, fica muito difícil formarmos cidadãos reflexivos e sem reflexão não há evolução. Sem reflexão não...

Continuar leitura de post

Exploração da linguagem verbal - Parte I

Quero convidar os meus amigos leitores, principalmente pais e professores, a acompanharem conosco uma série de posts sobre o despertar da criança ao ato de ler e escrever.

Essa série visa levá-los a uma reflexão e despertar o anseio por uma discussão sobre o quanto a sociedade atual, carregada de estímulos visuais e tecnologia, pode influenciar de maneira positiva e/ou negativa os processos de alfabetização e letramento.

O primeiro tema será abordado em duas partes e foi desenvolvido pela pedagoga Viviam Coloma. A série proposta prevê cinco posts, sempre postados às quintas-feiras.

Este é o primeiro post:

EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM VERBAL – Parte I

Viviam Coloma*

A linguagem verbal se expressa em dois domínios que se relacionam: o oral e o escrito, ambos regidos por normas próprias, construídas nas diferentes práticas sociais de comunicação entre os homens, na expressão de suas ideias, sentimentos e imaginação.

Hoje, com base em pesquisas bastante avançadas no campo da Psicologia, sabe-se...

Continuar leitura de post

Reggio Emília e a Participação dos Pais na Vida Escolar

Texto da Pedagoga *Regina Pundek/publicado pelo Jornal Mais Conteúdo

Postado por Andréa Russo Vilela

Agora em abril estive novamente visitando a cidade de Reggio Emília, no norte da Itália. Cidade esta que empresta seu nome à metodologia que o educador e pedagogo Lóris Malaguzzi ali estruturou. Esta abordagem também é conhecida como Pedagogia da Escuta e Teoria das Cem Linguagens. Lá as escolas são sinônimo de excelência em Educação Infantil.
Meu encantamento quanto ao trabalho de Reggio está, especialmente, no contato estreito entre a escola e as famílias.

Há uma proximidade entre professores e pais, de maneira que realmente todos estes adultos são os educadores responsáveis pelo processo de desenvolvimento das crianças. Na Itália a importância da presença da mãe, em especial durante os primeiros anos da vida de seu filho, é algo inquestionável e também estruturado legalmente. Sendo assim, elas podem acompanhar diariamente a criança até a escola, tanto na hora da entrada como na hora...

Continuar leitura de post



Sobre

Nossa proposta é criar um canal de comunicação, discussão e reflexão com pais, educadores, mediadores de leitura e professores. Mas, antes de tudo, leitores! Nossa missão é abordar vários temas pertinentes ao Universo Infantil, desde comportamento, educação dos filhos, vida escolar, leitura e literatura, capacitação de professores, projetos de incentivo à leitura e gente que põe a mão na massa etc... Ufa! São muitos assuntos a explorar, compartilhar e experiências a trocar, desenvolvidos pelo nosso Editorial Infantil, especialistas e convidados.

Autores

Andrea Russo Vilela

Colaboro há 15 anos com a Editora Cidade Nova, já atuei junto à equipe de redação da revista e atualmente coordeno o Editorial Infantil (editora de livros infantis e projetos de incentivo à leitura) e a seção "Ponto, vírgula e conto" da revista Cidade Nova. Graduada em Administração de Empresas e ilustradora pelo Instituto Tomie Ohtake.