Hoje resolvi mudar um pouco o formato do nosso post. Atendendo a pedidos, busquei algo mais lúdico, que pudesse ilustrar da forma mais clara possível o significado da adolescência, essa fase crucial das nossas vidas. Em minha opinião, um divisor de águas!
Pesquisei e vi de tudo, coisas boas e outras nem tanto. Mas, através da dica da amiga e colaboradora do nosso blog Dra. Fernanda Rossi, cheguei ao Dr. Ivan Capelatto*, psicólogo clínico e psicoterapeuta. Ao assistir ao vídeo da palestra Adolescentes, ontem, hoje e amanhã, do Dr. Ivan, bati o martelo no ato e não tive dúvidas. Vou encerrar as reflexões sobre o tema adolescência com esse vídeo.
De fala mansa, clara e pausada, Dr. Ivan nos apresenta um panorama da adolescência desde que o termo adolescência aparece pela primeira vez, em 1904, publicada por Stanley Hall, num artigo sobre a turbulência dessa fase. Do início do século XX até os dias de hoje, muitos conceitos foram descobertos e aprimorados, o mundo evoluiu, mudou e os adolescentes acompanharam rapidamente tais mudanças.
Acredito que cabe a nós, pais, professores e educadores, antes de tudo, tentar voltar no tempo, resgatar os sentimentos e lembranças do nosso comportamento quando éramos adolescentes. Em seguida, abrir a mente, descer do pedestal da maturidade e nos situarmos no hoje para traçarmos uma linha paralela à dos nossos filhos e alunos. Talvez as palavras-chave para um clik sejam ouvir, aprender e assimilar. Não somos os donos da verdade! Vivemos num mundo onde a comunicação gira numa velocidade absurda e nos impõe mudanças comportamentais cíclicas.
Deixo com vocês, meus amigos, um vídeo que é uma verdadeira aula de “adolescer”. Talvez para alguns de vocês seja só mais um vídeo e para outros o clik, hora exata de decidir o que fazer!
* Ivan Capelatto é psicólogo clínico e psicoterapeuta de crianças, adolescentes e famílias. Fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Autismo e Outras Psicoses Infantis (GEPAPI) e Supervisor do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopatologias da Família na Infância e Adolescência (GEIC) de Cuiabá e Londrina. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Campinas, é professor convidado do The Milton H. Erickson Foundation Inc. (Phoenix, Arizona, USA) e professor do curso de pós-graduação da Faculdade de Medicina da PUC- PR. Autor da obra “Diálogos sobre a afetividade – o nosso lugar de cuidar”.