O ranking da Billboard, por mais “comercial” que ele seja, sempre serviu de baliza para compreender o peso histórico de certas músicas e bandas. Cravar o nome no Hot 100 da revista é a certeza de ter conquistado uma projeção considerável no disputado mercado norte-americano – ainda que o mérito artístico nem sempre seja o fator preponderante.
Vasculhar o passado da Billboard é justamente a proposta do ótimo site Nostalgia Machine, criado pelos amigos e estudantes de programação e design Eliot Slevin e Jacob Doran. Com uma navegação bastante simples, a página oferece os 100 singles mais tocados de cada ano, desde 1960 até 2013. A graça toda não está só na informação em si, mas na possibilidade de ouvir cada uma das músicas, disponibilizadas em áudios ou clipes do Youtube.
Para os fãs do pop, a imersão promete tomar algumas horas do dia. Eu, por exemplo, comecei aleatoriamente por um ano que considero marcante: 1997. Foi quando o Radiohead lançou o estupendo Ok Computer. Apesar de clássico e reverenciado até hoje, nenhuma das canções daquele álbum parou no Hot 100 da Billboard – algo mais do que esperado. De curioso e nostálgico, vi que uma das bandas mais tocadas naquele ano foi o Hanson. Lembra deles? Um trio de irmãos adolescentes com cara de bebê que fizeram a loucura dos fãs (e das fãs principalmente) com o hit MMMBop. Pior que a música é boa, mesmo que grudenta.
Percorrendo um passado mais remoto, parti para 1964. Feliz escolha. Aquele foi o ano em que os Beatles conquistaram os EUA. Até por isso, a banda acumulou o primeiro e segundo lugares do ranking, com I Want to Hold your Hand e She Loves You, respectivamente. E não parou por aí. Entre os 100 singles mais populares, o quarteto britânico ainda emplacou mais 7 músicas: A Hard Days Night, Love Me Do, Please Please Me, Twist and Shout, Can’t Buy Me Love, Do You Want to Know a Secret, I Saw Her Standing There. Brincadeira?
Feito o passeio “museológico”, optei por um critério mais afetivo. Fui descobrir o que estava bombando no ano do meu nascimento: 1982. A lógica do videoclipe já era uma realidade na época. Assisti-los hoje é um manancial de risadas, ainda mais quando você descobre que a cantora/atriz Olivia Newton-John foi a mais tocada, com a babinha Physical. Mas há exemplares mais interessantes, como Waiting on a Friend, dos Rolling Stones, do disco Tatto You. Uma canção que começou a ser feita no começo da década de 70 e só foi finalizada em 1981. E há um detalhe crucial: o mestre do jazz Sonny Rollins gravou o solo de saxofone. Um primor!
Não poderia terminar uma das minhas primeiras viagens pelo Nostalgia Machine sem deixar de atestar o que foi parar na Billboard na lista mais recente: 2013. Logo de cara descobri que o duo de Seattle Macklemore e Ryan Lewis dominou o ranking com Thrift Shop, mais um destes virais na internet que pegam sem explicações convincentes. Um pouco abaixo, mas ainda no Top 10, estava o rock boa-praça do Imagine Dragons, com Radioactive. O retorno de Justin Timberlake também merece menção honrosa, com Mirrors, assim como o Daft Punk com a dançante Get Lucky. O que mais gostei de ver, porém, foi a simpática Ho Hey, do trio de Denver The Lumineers. Mais um exemplar da cena borbulhante do folk.
Por onde quer que você mova sua curiosidade há de encontrar joias raras, hits memoráveis e montão de lixo também. É uma maneira prática de alimentar a volumosa memória pop.