Às vezes a publicidade tem dessas de partir para o sentimento e acaba emocionando mesmo a gente. Mais do que nunca as empresas têm usado recursos, especialmente de vídeo, para não só passar a mensagem do seu produto ou serviço, mas para contar histórias e envolver os consumidores com os valores e razões para verdadeiramente acreditar na marca. O storytelling não é uma novidade na publicidade, mas certamente começa a ganhar corpo com as facilidades que a internet proporciona de contar histórias, em vídeos sem grandes produções e em textos e imagens facilmente compartilhados. Com um exemplo tudo fica mais fácil, né?
Caixa de Emoções Bauducco. Foto: Reprodução
Estava procurando algo a ver com o Natal para esse post e me deparei com essa campanha digital da Bauducco que expressa bem o que é o storytelling. Afinal, sempre tem alguém com uma história cômica ou dramática nas vésperas da noite santa. É o que relatam três pessoas reais nessas produções da marca. Enquanto elas nos envolvem com mensagens de esperança, amizade e otimismo, um artista desenha suas histórias em caixas de panettone, sem que eles percebam. Depois essas caixas são entregues aos personagens por pessoas coadjuvantes do relato, seguidas de abraços e gestos de carinho.
Vale conferir os vídeos e outras histórias coletadas pela campanha “Caixa de emoções”.
Eu sinceramente torço para que em 2016 os publicitários encontrem cada vez mais novos formatos para contar histórias com a ajuda da internet.
Feliz Natal e até 2016 ;)