Mulheres denunciam machismo nas redes sociais

Uma campanha um pouco curiosa e um tanto instigante está tomando as redes sociais nos últimos dias. 
 

Atualmente, as mulheres ocupam menos de 10% dos assentos no parlamento brasileiro. Foto: Arquivo/Agência Brasil

Mulheres de todo o Brasil estão fazendo postagens contra o machismo e em defesa dos direitos das mulheres. Diversas delas começaram a publicar nas redes sociais indiretas para "amigos" que têm atitudes machistas ou de discriminação no ambiente de trabalho, em casa ou em lugares públicos contra as mulheres. 
 
Com o uso da hashtag #meuamigosecreto, elas simulam revelar uma personalidade, como na brincadeira de final de ano, caracterizando a pessoa com a sua postura desagradável. As denúncias irônicas falam de piadinhas no trabalho, olhares incompreensivos diante de atitudes "inovadoras" das mulheres e o uso de expressões femininas com caráter pejorativo.
 
Veja alguns exemplos: 

 

 
 

A campanha tem todo o seu mérito, mas seria bem bacana mesmo se todas nós, mulheres, tivéssemos a coragem de dizer a verdade para esses nossos "amigos" olhando nos olhos.
 
Muitas vezes são expressões tão enraizadas na nossa cultura que até mesmo entes queridos podem ter atitudes machistas dentro da nossa própria casa. Então cabe a nós mostrar que em questões de direitos humanos e capacidades somos todos iguais!
 
Até a próxima!
Tags:

#meuamigosecreto



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.