Economia / Sustentabilidade
  

Lixo reciclável dará desconto na conta de luz em Niterói

Foi inaugurado esta semana um ecoponto itinerante na sede do Instituto Estadual do Ambiente, para onde as pessoas poderão levar materiais como papel, plástico, alumínio e papelão

por Agência Brasil   publicado às 09:35 de 15/09/2015, modificado às 09:35 de 15/09/2015

Os moradores de Niterói, na região metropolitana do Rio, poderão diminuir o preço da conta de luz, usando o lixo reciclável para obter o desconto concedido pela Ampla, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no município. Ontem (14) foi inaugurado um ecoponto itinerante na sede do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para onde as pessoas, tendo em mãos a conta de energia, poderão levar o material reciclável como papel, plástico, papelão, entre outros.

Lixo reciclável dará desconto na conta de luz em Niterói. Foto: Divulgação

De acordo com o superintendente da Baía de Guanabara do Inea, Paulo Cunha Paixão Henriques, "à medida que você consegue conscientizar a população sobre separar o lixo e ainda revertê-lo em bônus, esse lixo para de ser jogado em rios e passa a ter uma destinação correta, inclusive para ser reciclado e reaproveitado".

O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, disse que a ampliação da rede de pontos de entrega de material reciclável vai fazer com que a reciclagem aumente. Segundo ele, o percentual de reciclagem no Brasil é pequeno porque faltam mais iniciativas desse tipo no país. "Se você tiver uma colaboração da sociedade para que ela leve o seu lixo reciclado para esses pontos itinerantes, a eficiência da coleta é muito maior, o custo é menor e o resultado final é muito melhor. O segredo de reduzir custos é com pontos como esse aqui".

O morador do bairro do Fonseca, Paulo Roberto de Souza Mello, de 70 anos, foi o primeiro a levar seu lixo reciclado ao ecoponto aberto ontem e disse que o desconto facilita o pagamento da conta de luz. “Eu não fazia a separação do lixo, só deixava tudo junto para o lixeiro levar. Eu vejo que é importante fazer a reciclagem para ajudar o meio ambiente também. Para mim, vale a pena fazer essa coleta seletiva”.

De acordo com a Secretaria Estadual do Ambiente, no primeiro dia de funcionamento, o ecoponto iterante recebeu cerca de 100 quilos de material reciclável. O desconto é medido de acordo com o tipo de material e o volume descartado. Materiais como a lata de alumínio e garrafa pet têm descontos de R$1,80 por quilo e R$ 0,40 por quilo, respectivamente.

O ecoponto itinerante vai funcionar todas as segundas-feiras na sede da Superintendência Regional da Baía de Guanabara, no centro de Niterói, das 13h30 às 16h30.

Tags:

reciclagem, Coleta Seletiva, Recicláveis, desconto, niterói, ampla, niteroi, conta de luz, lata de alumínio, garrafa pet

Confira também

Cidade InformaEconomia / Sustentabilidade
31/10/2016
Brasil recicla 98% das latinhas de alumínio de bebidas
por Bruno Bocchini - Agência Brasil
Cidade InstigaTecnologia / Sustentabilidade
Cidade InstigaMeio-ambiente / Sustentabilidade
ambientado
Dicas para uma viagem sustentável
por Ana Carolina Wolfe