Alunas de uma escola pública brasileira criaram um jogo para celular que mostra como é importante economizar água. O aplicativo, desenvolvido para dispositivos Android, chegou à final de uma competição mundial de tecnologia. Disputada por meninas de 28 países, o Technovation Challenge 2015 é apoiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Alunas de uma escola pública brasileira criaram um jogo para celular que mostra como é importante economizar água. Foto: Wathiq Khuzaie/Unicef
Batizado de The Last Drop (A Última Gota), o jogo busca despertar a consciência ambiental em crianças. Ao longo de diferentes fases, a personagem Vitória precisa fechar as torneiras antes que acabe a água no prédio onde mora.
O aplicativo foi desenvolvido por cinco alunas de ensino médio da Escola Técnica Estadual Cícero Dias/NAVE Recife, da rede pública de Pernambuco. Elas se classificaram nas etapas regional e nacional do evento, que busca despertar interesse pela ciência da computação entre mulheres.
Desafiar meninas
O Technovation Challenge foi criado com o objetivo de desafiar meninas em idade escolar a conceber e lançar um aplicativo móvel que resolva problemas de suas comunidades. O desafio é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Iridescent.
A Unesco é parceira do Technovation Challenge, por meio de seu programa YouthMobile Initiative, que pretende despertar o interesse de crianças e jovens por programação e ciência da computação, com foco nas meninas. Para a agência da ONU, as mulheres estão sub-representadas nessa área do conhecimento. A ideia é estimular jovens em todo o planeta a utilizar as tecnologias da informação e comunicação – TIC – para solucionar problemas.