A cada ano, Cidade Nova procura criar ou retomar antigas seções, conforme as propostas que nos chegam dos nossos colaboradores e leitores, bem como daquelas que a nossa equipe de Redação identifica como demandas da Igreja e do Movimento dos Focolares, dos quais a nossa revista é expressão. Nesse sentido, reavaliamos continuamente nos espaços e, quando possível e necessário, realizamos algumas alterações em nosso sumário. Procuramos também mantermo-nos abertos às circunstâncias que, por vezes, nos demandam apenas mudanças pontuais, em uma ou outra seção.
Para 2025, resolvemos investir em três novas seções: Sophia ALC, Com a palavra e Voluntariado. A primeira, na realidade, já estava marcando presença em 2024, mas como seção Educação. Dada à especial parceria que temos feito com o Instituto Universitário Sophia América Latina e Caribe, decidimos adotar um novo título para essa coluna, que expressasse com mais fidelidade o trabalho que iniciamos e que seguiremos fazendo neste ano: abrir um espaço para a divulgação dos cursos, projetos e outras iniciativas de Sophia ALC. Eventualmente, a seção Educação poderá voltar naquele espaço ou como pauta em outras seções.
Com a palavra, que tem como subtítulo Reflexões à luz do Carisma da Unidade, é uma seção dedicada a que alguns entre os membros mais experientes do Movimento dos Focolares no Brasil possam apresentar reflexões pessoais inspiradas na vivência da espiritualidade nascida com Chiara Lubich. Será também um espaço para eventuais relatos de experiência como fez nosso autor de estreia, Aloizio Santos, que narrou a chegada do Carisma da Unidade na Nova Zelândia, experiência da qual participou intensamente.
Finalmente, a terceira novidade de Cidade Nova para 2025 é a seção Voluntariado que, de certo modo, faz uma dobradinha com a já presente seção UniRedes (dedicada às obras sociais que atuam inspiradas no carisma dos Focolares). Essa nova coluna é dedicada ao relato de experiências e reflexões de quem realiza ou realizou voluntariado e o que isso significou para a sua vida. Na edição de estreia dessa nova seção, o repórter Airam Lima Jr. apresentou uma visão geral sobre o tema Voluntariado. Já na edição de março, trouxemos o relato de experiência da jovem argentina Maria Celeste Avila, que participou do Projeto Milonga aqui no Brasil.
É isso aí. Cidade Nova busca sempre inovar, mas, sobretudo, zela por ser um canal de testemunho e de reflexão sobre fatos e temas que inspiram e edificam a construção do mundo unido. Trata-se de um olhar jornalístico sobre a realidade que, em um mundo repleto de notícias tristes, é diferenciado, um verdadeiro farol de esperança. Vale a pena conferir!
Importante: a partir de 2025, Cidade Nova passará a publicar 10 edições ao longo de um ano.
Seguimos com o projeto Ekklesía América Latina e Caribe (voltado ao tema Igreja), em uma parceria com as revistas Ciudad Nueva Cono Sur e Ciudad Nueva Interamericana. Como muitos já sabem ele substitui a versão impressa da revista Ekklesía Brasil e assume os formatos portal (https://ekklesiaonline.la/) e podcast (disponível na Spotify e outras plataformas), nas versões em espanhol e português. Nessa primeira fase do projeto, seguimos abordando o tema da Sinodalidade, mas, aos poucos, nos abriremos para outras temáticas eclesiais. O acesso a esse conteúdo é gratuito.
Outra novidade relacionada à produção de conteúdo de Cidade Nova é a veiculação mensal de um web programa, a ser transmitido pelo canal de Youtube da editora. A proposta do novo canal de conteúdo é ser uma revista eletrônica, com entrevistas e notícias sobre temas da atualidade, com destaque para aqueles tratados por nossa revista e livros. Para isso, a editora já trabalha em parceria com diferentes segmentos do Movimento dos Focolares na concepção e produção dos programas, entre os quais o Centro Vita e o Setor de Comunicação da Mariápolis Ginetta. A direção será dos jornalistas Luís Henrique Marques e Iracema Andréa Arantes da Cruz.
A estreia do Conexão Cidade Nova está agendada para o dia 20 de março, a partir das 20h, e trará como pauta “Ecologia integral”. A produção dessa primeira edição é uma parceria com o Movimento Humanidade Nova, uma das expressões civis do Movimento dos Focolares.
[1] O autor é editor-chefe da revista Cidade Nova.