Símbolo da pacificação do complexo de comunidades da Zona Norte, o Teleférico do Alemão vem se tornando ponto turístico da cidade e recebendo inúmeras intervenções artísticas e culturais desde sua inauguração, em julho de 2011. Neste mês, o projeto Estações Culturais, uma parceria da SuperVia, que administra o teleférico, com ONGs e grupos culturais do complexo, completou um ano de atividades nas seis paradas do transporte.
Projeto Estações Culturais completou um ano de atividades no Teleférico do Alemão (Marcelo Horn-GERJ)
No último ano, a iniciativa, que acontece todos os sábados, recebeu mais de 12 mil visitantes e contou com mais de 300 atrações, que variam de música e cinema a artes visuais. Os eventos semanais mobilizam até 500 pessoas que vivem e produzem arte nas comunidades.
No sábado (12/4), os visitantes e moradores contaram com uma programação especial e variada, com recreação infantil, oficinas de pintura e desenho, shows, atividades circenses e apresentações de balé e capoeira.
O programa oferece oportunidade de integração entre as 15 comunidades do complexo, além de entretenimento aos turistas que visitam a localidade. "O projeto rompe paradigmas ao promover o diálogo e aproximação entre as comunidades. O Estações Culturais ultrapassa os limites do Complexo do Alemão e proporciona visibilidade aos artistas por meio do teatro, música e dança", disse o coordenador do projeto, Reginaldo de Lima.
As atividades são coordenadas por oito entidades culturais, que promovem, entre 10h e 17h, apresentações de dança, teatro, circo, música, grafite, exposições, exibições de curtas-metragens, oficinas de artesanato workshops e palestras sobre a história da comunidade.
O Teleférico
Atualmente, 12 mil passageiros utilizam o Teleférico do Alemão diariamente. Nos fins de semana, o número de usuários chega a subir para 20 mil, e a movimentação de passageiros não moradores chega a 70%. O Teleférico tem 3,5 quilômetros de extensão e 152 gôndolas, com capacidade para transportar oito passageiros cada. A tarifa para moradores do Complexo do Alemão cadastrados é gratuita e para passageiros não cadastrados o valor é de R$ 1.
Texto original editado pela Cidade Nova em 17/04/2014.