Tecnologia / Sustentabilidade
  

Máquina transforma ar em água potável

A Aozow trabalha com o processo de condensação, usando só energia elétrica e ar para criar água potável. É possível produzir até 12 litros em 24 horas com umidade relativa do ar em 40%

por EcoDesenvolvimento   publicado às 14:44 de 02/09/2014, modificado às 14:44 de 02/09/2014

A escassez de água é um dos problemas mais debatidos (e sentidos) no mundo atualmente. Nesse contexto, pesquisadores procuram desenvolver soluções capazes de minimizar esse risco, como é o caso da Aozow, uma máquina capaz de extrair a umidade atmosférica e transformá-la em água potável.

A Aozow é uma máquina capaz de extrair a umidade atmosférica e transformá-la em água potável, através do processo de condensação. É possível produzir até 12 litros em 24 horas com umidade relativa do ar em 40%. Foto: Divulgação

A Aozow trabalha com o processo de condensação, usando somente energia elétrica e o ar para criar água potável, seja fria ou quente (chegando aos 80ºC). É possível produzir até 12 litros em 24 horas quando a umidade relativa do ar está em 40% - em 90% a capacidade alcança 34 litros.

Como a máquina conta com filtro, a água produzida pode ser consumida imediatamente. O sistema calcula a umidade do ar, a temperatura e então produz água. Toda a produção é filtrada, para que sejam retiradas todas as impurezas.

A empresa responsável por trazer a tecnologia chinesa para o Brasil é a Ecomart, que apresentou a novidade durante a Expo Arquitetura Sustentável, realizada em agosto, em São Paulo. O preço da inovação, no entanto, ainda não foi divulgado.

De acordo com o diretor da empresa, Marco Franco, a tecnologia tem um uso bem amplo e pode ser útil em residências ou em locais com maior demanda. Mas, principalmente, o sistema é ideal para áreas que enfrentam problemas com o fornecimento de água.

*Texto original publicado pelo EcoDesenvolvimento.
Tags:

umidade do ar, água potável, condensação