Negócios / Sustentabilidade
  

Vinícola gaúcha será primeira da América Latina 100% movida a energia solar

O investimento de R$ 1,3 milhão tem previsão de retorno em oito anos. Além de economizar energia elétrica, o sistema reduz a emissão de CO2

por EcoDesenvolvimento*   publicado às 09:23 de 14/04/2016, modificado às 09:31 de 14/04/2016

Até o mês de maio, a Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, terá em funcionamento um parque solar com 600 painéis fotovoltaicos que servirão para suprir 100% da demanda energética do empreendimento, tornando-se a primeira vinícola da América Latina a ser movida a energia solar.

Vinícola gaúcha será primeira da América Latina 100% movida a energia solar. Foto: Luiz Glasenapp Junior/Divulgação

Segundo informações da coluna Rede Social, da Zero Hora, o investimento de R$ 1,3 milhão tem previsão de retorno em oito anos. Além de economia de energia elétrica, o sistema registra a economia na emissão de CO2 e devolverá à rede de energia a produção sobressalente que não for utilizada.

Situado na região sudoeste do Rio Grande do Sul, o município de Dom Pedrito faz fronteira com o Uruguai, fica a 441 quilômetros da capital Porto Alegre e tem cerca de 40 mil habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A economia da cidade está centrada na criação de gado, além do plantio de soja e uva.

Tags:

energia solar, rio grande do sul, dom pedrito, vinícola

Confira também

RevistaMeio-ambiente / Sustentabilidade

Dezembro / 2016

Do desastre à promessa
por ANA CAROLINA WOLFE
RevistaSustentabilidade

Outubro / 2015

O desafio pós-2015
por ANA CAROLINA WOLFE
RevistaSustentabilidade

Setembro / 2015

Pelo direito a um interruptor
por ANA CAROLINA WOLFE