A Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) incorporou 28 cidades de 19 países entre seus membros na última quarta-feira (3). Dentre elas, Curitiba e Florianópolis foram incluídas, respectivamente, pelas suas atividades nos setores de design e de gastronomia.
Jardim Botânico de Curitiba, cidade reconhecida pela UNESCO por sua contribuição ao design. Foto: Giuliano Maiolini
O objetivo da rede é promover a cooperação internacional entre cidades comprometidas em investir na criatividade a favor da propulsão para o desenvolvimento urbano sustentável, a inclusão social e o crescimento da influência da cultura no mundo.
As cidades que participam da rede se comprometem a promover a criatividade e as indústrias culturais por meio de colaborações e parcerias. Além disso, devem fortalecer a participação na vida cultural e a integração da cultura aos planos de desenvolvimento econômico e social.
Com essas indicações, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO agora tem 69 membros no total. Dentre as cidades incorporadas estão ainda Turim, na Itália, Dacar, no Senegal, e Tel Aviv-Yafo, em Israel.