Tecnologia / Política
  

Ministério do Turismo lança aplicativo para pessoas com deficiência

Através dele os usuários poderão avaliar a acessibilidade de atrações turísticas em todo o Brasil, como restaurantes, hotéis, lojas, shoppings, museus, parques, praias, eventos e outros serviços

por Agência Brasil   publicado às 10:34 de 04/12/2014, modificado às 10:34 de 04/12/2014

Um aplicativo para celulares e tablets, em que os usuários poderão avaliar a acessibilidade de atrações turísticas em todo o Brasil, foi lançado ontem (3) pelo Ministério do Turismo, no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A ferramenta Turismo Acessível é uma extensão do site www.turismoacessivel.gov.br.

O ministro do Turismo, Vinícius Lages, apresentou, nesta quarta-feira (3), o aplicativo para celular Turismo Acessível, que facilitará a vida de pessoas com deficiência. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“O aplicativo é um espaço colaborativo para que a pessoa com deficiência possa avaliar os equipamentos de turismo. Avaliando, se cria todo um processo de referência para que a pessoa com deficiência, quando for viajar, poder se planejar, saber se naquela cidade, naquele equipamento, ele tem condições adequadas para sua condição específica”, explicou à Agência Brasil o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

O aplicativo detecta automaticamente a localização do usuário que, ao acessá-lo, escolhe o tipo de empreendimento ou atração turística. Ele pode localizar restaurantes, hotéis, lojas, shoppings, museus, parques, praias, eventos e outros serviços. Segundo o ministério, mais de 530 mil estabelecimentos estão cadastrados no serviço, com base em dados fornecidos pela Receita Federal.

Ao selecionar o estabelecimento, o usuário escolhe que tipo de perspectiva de acessibilidade deseja avaliar (auditiva, física ou motora, visual e mobilidade reduzida). Em seguida, responde a algumas perguntas, dá uma nota e faz um comentário sobre a experiência no estabelecimento. As respostas e a média das notas, que variam de 0 a 10, ficam disponíveis no aplicativo e podem permitir às pessoas com deficiência escolher os lugares com melhor acessibilidade.

De acordo com o ministro, a ideia é transformar a ferramenta em um guia para pessoas com deficiência. “Queremos criar um movimento nacional de colaboração, com as opiniões de quem vivenciou a experiência e cada vez mais os equipamentos turísticos. Viver sem limite significa viajar sem limites, ter experiências de turismo sem limites”, disse.

O aplicativo está disponível para download gratuito para smartphones e tablets que utilizam os sistemas Android, iOS e Windows Phone.

Tags:

acessibilidade, turismo, aplicativo smartphone, tablet

Confira também

RevistaSociedade / Comportamento

Novembro / 2017

Turismo em favor das comunidades andinas
por THIAGO BORGES
Cidade InformaSociedade / Tecnologia
Cidade InspiraTecnologia / Educação