Comportamento
  

Secretário-geral da ONU defende empoderamento feminino

Ele criticou duramente as estruturas da sociedade que propagam o machismo e alimentam o abismo de direitos e oportunidades entre homens e mulheres

por Marcelo Brandão - Agência Brasil*   publicado às 09:20 de 08/03/2017, modificado às 09:20 de 08/03/2017

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o secretário-geral das Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, divulgou um vídeo defendendo o empoderamento das mulheres. Guterres ressaltou que o mundo está “imprevisível e caótico” e, nesse contexto, as mulheres e meninas têm seus direitos reduzidos.

António Guterres assume como secretário-geral das Nações Unidas. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Ele criticou duramente as estruturas da sociedade que propagam o machismo e alimentam o abismo de direitos e oportunidades entre homens e mulheres. “Os direitos legais das mulheres — que nunca foram iguais aos dos homens em nenhum continente — estão se esvaindo. […] Apesar de alguns avanços, posições de liderança ainda são ocupadas por homens e a lacuna econômica baseada no gênero se aprofunda, graças a atitudes ultrapassadas e um machismo chauvinista enraizado”, disse.

Guterres afirma que este quadro deve ser mudado, empoderando as mulheres “em todos os níveis”. Segundo ele, a ONU está traçando um roteiro para o alcance de paridade de gênero. O líder das Nações Unidas encerra a mensagem dizendo que a organização fará todo o possível para quebrar os preconceitos.

“No Dia Internacional da Mulher, vamos nos comprometer a fazer tudo o que for possível para superar o preconceito arraigado, apoiar o engajamento e o ativismo e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres”.

Mulheres na ONU

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março, a página da ONU News está disponibilizando uma galeria com fotos de algumas mulheres que fazem a diferença nas Nações Unidas, seja em cargos diplomáticos – como a embaixadora brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti, chefe de gabinete do secretário-geral da ONU –, seja ajudando o próximo como Embaixadoras da Boa Vontade, a exemplo das atrizes Nicole Kidman, Angelina Jolie, Emma Watson, Mia Farrow e outras celebridades.

*Com informações da ONU News

Tags:

direitos, mulheres, FEMINISMO, dia internacional da mulher, 8 de março

Confira também

Cidade InformaEconomia / Comportamento
09/03/2017
Maioria das mulheres no Brasil e no mundo prefere trabalhar a ficar em casa
por Paula Laboissière - Agência Brasil
RevistaComportamento / Comunicação
RevistaSociedade / Comportamento

Junho / 2017

O que se faz dos direitos humanos?
por KLAUS BRUSCHKE