Sociedade / Sustentabilidade
  

Virada Sustentável em São Paulo terá 800 atrações gratuitas

Serão abordados temas como água, biodiversidade, consumo consciente, cidadania, mobilidade urbana, direito à cidade, mudanças climáticas e economia verde

por Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil   publicado às 07:00 de 26/08/2016

Começou na quinta-feira (25), na capital paulista, a sexta edição da Virada Sustentável, que reúne cerca de 800 atrações gratuitas em diversos locais da cidade. O festival, que termina domingo, terá música, cinema, exposições, teatro, piquenique, biciletadas, e atividades lúdicas, todas baseadas nos temas como água, biodiversidade, consumo consciente, cidadania, mobilidade urbana, direito à cidade, mudanças climáticas e economia verde, entre outros. O evento terá ainda palestras, feiras de produtos veganos e orgânicos e oficinas.

Virada Sustentável. Foto: Divulgação/Facebook

“É uma grande campanha de educação com cara de festival cultural. As pessoas vão curtir as atividades e atrações e vão sair dali um pouquinho mais conscientes e informadas. As pessoas ainda entendem sustentabilidade apenas como cuidado com o meio ambiente, mas há, também, dentro dessa área temas como erradicação da pobreza, redução da desigualdade, direitos humanos e qualidade de vida”, disse o idealizador da Virada, André Palhano.

O festival começou em São Paulo e já foram feitos outros em Manaus, Valinhos e Porto Alegre, com a articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população.

Neste ano, a organização é baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Milênio, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): erradicação da pobreza; fome zero; boa saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água limpa e saneamento; energia acessível e limpa; emprego digno e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; combate às alterações climáticas; vida debaixo d'água; vida sobre a terra; paz, justiça e instituições fortes; parcerias em prol das metas.

Confira a programação completa do evento.