Sociedade / Política
  

Alemanha endurece lei contra estupro

O endurecimento das regras foi motivado por um incidente ocorrido na cidade de Colônia, durante a última virada do ano; mas medidas visam agilizar os processos penais e coibir a impunidade

por Ansa via Agência Brasil   publicado às 06:09 de 08/07/2016, modificado às 10:41 de 08/07/2016

Um tribunal da cidade de Colônia, na Alemanha, decretou as primeiras condenações por crimes sexuais cometidos na noite de ano novo contra dezenas de mulheres. O primeiro condenado é um iraquiano, de 21 anos, que foi acusado de ter se aproximado e beijado o rosto de uma mulher. Um argelino, de 26 anos, também foi condenado por cumplicidade e por tentativa de molestar a vítima. As penas vão até um ano de prisão, mas podem ser cumpridas em regime condicional.

Medidas ainda precisam ser votadas mais uma vez no Parlamento para serem implementadas. Foto: Pixabay

As sentenças coincidiram com uma decisão do Bundestag (parlamento alemão), que aprovou uma nova lei contra crimes de violência sexual, elaborada justamente em resposta aos acontecimentos em Colônia. A norma facilita o processo e a punição contra os que cometerem crimes sexuais.

De acordo com a lei, serão punidos tanto os que cometerem atos de violência ou ameaça para obter sexo quanto os que não levarem em conta a vontade da vítima de recusar uma relação.

A mudança na lei é uma consequência direta às agressões registradas em Colônia, onde os policiais receberam mais de 90 denúncias durante as celebrações da passagem de ano. A nova legislação, porém, ainda precisa ser aprovada pelo Bundesrat, a outra Casa que compõe o Poder Legislativo da Alemanha, mas tem o apoio da maioria da população e de ativistas.

Tags:

Direitos Humanos, violência contra a mulher, mulheres

Confira também

RevistaSociedade / Política

Fevereiro / 2017

Imagem
por RAPHAEL ALVES
RevistaSociedade / Política

Dezembro / 2016

‘Presídio não é lugar de gente’
por GUSTAVO MONTEIRO