Uma startup de Portugal aproveitou a tecnologia para facilitar a vida de quem pretende desenvolver uma horta em casa. O aplicativo Plantit – Horta em Casa dá informações e dicas práticas sobre o cultivo biológico de rúcula, coentro, salsa e morango, entre 28 variedades de hortaliças, frutas e ervas aromáticas.
O aplicativo "Plantit - Horta em casa" dá informações e dicas práticas sobre o cultivo de rúcula, coentro, salsa e morango, entre outras 28 variedades de hortaliças, frutas e ervas aromáticas
Ao clicar na planta escolhida, o usuário vai aprender a cultivá-la com informações sobre a exposição solar, o tipo de solo e a estação do ano adequados, além de saber em que pratos adicioná-las.
Há ainda orientações sobre como preparar biofertilizantes, que não têm produtos químicos, assim como métodos simples para controlar as pragas.
O aplicativo, que é gratuito, foi lançado recentemente com versões para IOS e Android.
Agora a empresa trabalha na ampliação das informações, com a inclusão de novas variedades, e no desenvolvimento de funcionalidades que promovam maior interatividade com o usuário.
Criada há seis anos por uma estudante de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, a Plantit tem direcionado e especializado os seus serviços para a instalação e manutenção de hortas sob medida, em diversos ambientes como familiar, escolar, institucional e empresarial.