Sociedade / Meio-ambiente
  

Terremoto no Nepal: ajuda humanitária começa a chegar às vítimas

Número de mortos supera os 4 mil. Sobreviventes precisam de alimentos, água, abrigos e cuidados de saúde

por Redação*   publicado às 14:41 de 27/04/2015, modificado às 14:47 de 27/04/2015

Agências da ONU já estão trabalhando com o governo nepalês e ajudando o país em seus esforços para se recuperar, após o terremoto de 7,8 graus que atingiu a nação asiática no último sábado (25). O Programa Mundial de Alimentos (PMA) está fornecendo alimentos, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) já enviou tendas e suprimentos de saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) distribuiu itens médicos para cobrir as necessidades imediatas de 40 mil pessoas.

Trabalhador do UNICEF fala com uma mulher e seu filho que buscaram abrigo em um quartel do exército após o terremoto. Foto: UNICEF/Nybo

De acordo com a subsecretária-geral de Assuntos Humanitários e coordenadora da Ajuda de Emergência das Nações Unidas, Valerie Amos, uma equipe de avaliação de desastres já se encontra no local para ajudar a coordenar os esforços de resposta. Ela também afirmou, no domingo (26), em um comunicado emitido em Nova York (EUA), que a Organização continuará apoiando o povo do Nepal nas próximas semanas e meses.

O pessoal do Unicef no Nepal relata a redução dos suprimentos de água e alimentos, a falta de energia elétrica e a pane nas redes de celulares. Há também relatos de chuvas intensas que agravam as condições no local. Essa crise deixa as crianças particularmente vulneráveis – o acesso limitado à água potável e saneamento coloca-as em grande risco de contrair doenças transmitidas pela água. Algumas podem ter sido separadas de suas famílias. Estima-se que pelo menos 940 mil crianças vivam em áreas afetadas.

A agência também está preparando dois voos com 120 toneladas de suprimentos humanitários, incluindo itens médicos e hospitalares, tendas e cobertores, para transporte aéreo urgente para a capital do país, Katmandu.

Contribuições

Os jovens do Movimento dos Focolares estão fazendo uma campanha com vistas a arrecadar fundos para ajudar as vítimas. Quem quiser contribuir, pode fazer um depósito na conta da Secretaria dos Jovens por um Mundo Unido:       

PIA ASSOCIAZIONE MASCHILE OPERA DI MARIA
Via Frascati 306, Rocca di Papa, 00040 Roma, Italia

Código IBAN para transações nacionais e internacionais

IBAN    IT62 W033 5901 6001 0000 0113 348

BIC       BCITITMX

Endereço do Banco

INTESA SAN PAOLO  –  BANCA PROSSIMA
FILIALE DI GROTTAFERRATA
VIA DELLE SORGENTI, 128
00046 GROTTAFERRATA (ROMA)
ITALIA

*Com informações da ONU Brasil.

Tags:

onu, unicef, ajuda humanitária, movimento dos focolares, terremoto, contribuições, nepal

Confira também

RevistaMeio-ambiente / Comportamento

Outubro / 2017

Depois do terremoto, vem a... solidariedade
por THIAGO BORGES
Cidade InspiraSociedade / Meio-ambiente
RevistaSociedade / Comportamento

Junho / 2017

Suicídio: o tabu que mata
por MARTINA CAVALCANTI