Competidores de 24 países disputam, de hoje (23) até sábado (25), o Open Caixa Loterias de Natação e Atletismo, maior competição internacional paralímpica do ano no Brasil, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, o Ibirapuera, em São Paulo.
Maratona de Santiago 2014. Foto: Orión Flores/Flickr
A primeira edição do torneio ocorreu em 2011. O evento deste ano reunirá 597 participantes e funcionará como um preparatório para os Jogos de Glasgow, na Escócia. Entre os estrangeiros que desembarcam no país para a competição, 19 ganharam medalhas no Mundial de Atletismo de Lyon, na França, e sete no Mundial de Natação de Montreal, no Canadá.
Em Londres 2012, 15 competidores de atletismo e nove da natação estiveram no pódio. A competição ocorre na semana que marca a contagem regressiva de 500 dias para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.
O treinador da seleção brasileira Paralímpica, Felipe Santos Silva, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), disse que a competição reúne um nível técnico muito alto, com alguns atletas em busca do índice para o Mundial na Escócia. “A competição vem crescendo a cada ano, com muitos países participando. Esta é a última oportunidade para conseguir esse índice, então alguns estão focados nisso. Para aqueles que já têm o índice, é uma competição preparatória para o Mundial”.
Considerado pelo CPB como o grande nome da natação paralímpica, Daniel Dias, ganhador de dez medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos (seis em Londres 2012 e quatro em Pequim 2008), ressaltou que as competições que antecedem os Jogos Paralímpicos Rio 2016 são bons testes para avaliar como está a preparação dos atletas. “Minha expectativa é nadar bem, próximo das minhas marcas. Estamos em uma fase de treinos pesada. Espero começar bem o ano.”
O campeão mundial dos 100m peito, Roberto Alcalde, contou que a preparação, desde 2013, mudou muito e ficou mais intensa, chegando a fazer que ele até mudasse de cidade, saindo de Florianópolis para São Paulo. “Mudaram técnicos, profissionais e o treinamento ficou 100% voltado para 2016. Estou conseguindo cumprir minha expectativa com a natação. Consegui notar uma grande melhoria técnica e muita coisa está ajudando a somar para dar um bom resultado”.
O competidor do atletismo Yohansson Nascimento, que foi campeão paralímpico dos 200m, em Londres-2012, explicou que, no Open Caixa Loterias de Natação e Atletismo, o objetivo é observar quais as falhas que ainda existem e trabalhar para melhorar esses detalhes para as próximas provas. “Esta é a primeira competição do ano e vamos aproveitar para nos avaliar para que possamos chegar às competições mais importantes e trazer medalhas. Estou confiante e posso conquistar medalhas.”
O velocista Petrucio Ferreira, detentor do recorde das Américas dos 100m e 200m, disse que sua expectativa para o Open Caixa Loterias de Natação e Atletismo é representar bem o Brasil e fazer uma boa prova, com bons resultados. “Já tenho índices para as outras competições.”