O jogador Roberto Baggio participará da partida que acontece na segunda-feira (1º). Foto: Partitaperlapace/ONU Brasil
Um maior esforço para acabar com a fome e a desnutrição no mundo vai permitir obter um “dividendo de paz”, reduzindo as pressões que geram instabilidade social e conflitos civis, afirmou, nesta segunda-feira (25) a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), ao anunciar a participação da Organização no “Jogo pela Paz” com participação de grandes estrelas do futebol. O jogo acontece na segunda-feira, dia 1 de setembro, no Estádio Olímpico de Roma (Itália).
Uma iniciativa do papa Francisco e com alguns dos melhores jogadores de futebol do passado e do presente, o evento desportivo inter-religioso é organizado pela iniciativa Schola Occurrentes do Vaticano e pela iniciativa italiana Fondazione PUPI, liderada pelo ex-jogador Javier Zanetti, vice-presidente do Inter Milan. O objetivo do jogo: unir os fãs e os jogadores de todas as regiões e religiões do mundo, por meio da paixão pelo futebol, em um momento de unidade e de solidariedade em prol da paz mundial.
Entre os convocados estão o embaixador da Boa Vontade da FAO Roberto Baggio, Gianluigi Buffon, Samuel Eto’o, Javier Mascherano, Lionel Messi, Mesut Özil, Andrea Pirlo, Ronaldinho, Andriy Shevchenko e David Trezeguet.
“A FAO tem o prazer de se associar a esse evento histórico. A paixão comum pelo futebol nos lembra que somos uma família global”, disse o diretor da FAO, Graziano da Silva.
“O ‘Jogo pela Paz’ será um evento histórico graças a forte motivação e o apoio do papa Francisco a essa iniciativa e ver os jogadores mais famosos do mundo, independentemente da nacionalidade, religião, ou crença jogando juntos. Vai ser um evento baseado na espiritualidade, fraternidade e excelência desportiva, todos em nome do diálogo e de encontro entre os povos e a paz mundial", disse um dos membros da comissão organizadora do jogo, Roberto Sarti.
Durante o jogo, – que será visto por milhões de pessoas ao redor do mundo – a FAO vai chamar a atenção sobre como eliminar a fome e promover uma boa nutrição podem ajudar a construir um planeta mais estável e pacífico.”A fome e a desnutrição não são apenas o resultado de um conflito, mas também podem provocá-lo”, disse Graziano. “A erradicação da fome e da desnutrição ajuda a evitar conflitos e promover a causa da paz.”
O “Jogo pela Paz ” começa às 20h35 (CET) na segunda-feira 01 de setembro. Será transmitido para a Europa pela rede italiana RAI1 e na Argentina pela Futebol para Todos às 15h35 (hora local).