Meio-ambiente / Mov. Focolare
  

Jovens estimulam o cuidado das Pessoas e do Planeta na Semana Mundo Unido 2022

Nos dias 01/05 a 08/05, jovens do mundo inteiro, do Movimento dos Focolares, promovem a Semana Mundo Unido (SMU) 2022, com iniciativas práticas em diálogo com o tema “Ecologia Integral: As pessoas, o Planeta e nossa Conversão Ecológica”, um convite para cada um de nós cidadãos trabalharmos na construção de uma sociedade que coloque o ‘cuidado’ no centro de suas ações.

por Belisa Maria Nunes   publicado às 00:00 de 04/05/2022, modificado às 14:45 de 04/05/2022

Nos dias 01/05 a 08/05, jovens do mundo inteiro, do Movimento dos Focolares, promovem a Semana Mundo Unido (SMU) 2022, com iniciativas práticas em diálogo com o tema “Ecologia Integral: As pessoas, o Planeta e nossa Conversão Ecológica”, um convite para cada um de nós cidadãos trabalharmos na construção de uma sociedade que coloque o ‘cuidado’ no centro de suas ações. 

“Cuidemos da nossa mãe Terra, superemos a tentação do egoísmo que nos faz predadores de recursos, cultivemos o respeito pelos dons da Terra e da criação, inauguremos um estilo de vida e uma sociedade finalmente ecossustentável: temos a oportunidade de preparar um amanhã melhor para todos. Das mãos de Deus recebemos um jardim; aos nossos filhos não podemos deixar um deserto”, afirmou o Papa Francisco. 

O cuidado, na perspectiva das Pessoas e do Planeta, partindo das situações mais vulneráveis, incentivando uma verdadeira conversão ecológica, assumindo a responsabilidade de mudar os próprios estilos de vida, tornando-os mais sustentáveis, como propõem o Papa Francisco, outros líderes religiosos e civis, organizações internacionais e campos culturais, como solução do presente e para a construção do futuro.

Jovens, como Grasielly Carvalho, que mora em Miguel Alves, no Piauí, já iniciaram uma mudança real no estilo de vida pessoal e coletivo, e estão mobilizando a comunidade, universidade, colegas de trabalho, vizinhança. Para a jovem, a Semana Mundo Unido representa inspiração para ousar nas ações, uma oportunidade de tomar para si a responsabilidade de abraçar causas comuns. 

“Me anima pensar que em todo o mundo há outras pessoas que estão vivendo e se doando por um mesmo objetivo, isso me faz ter esperança e certeza que o mundo unido é possível sim, e me faz ter a coragem de me lançar. Na perspectiva do cuidar, estou fazendo tudo o que está ao meu alcance, por exemplo, estando atenta ao meu consumo e qual impacto dele no meio ambiente, buscando sempre fazer escolhas conscientes pensando em preservar o mundo, que é nossa casa”, disse a jovem. 

A Semana Mundo Unido foi lançada em maio de 1995, um evento anual que reúne crianças, jovens e adultos globalmente por meio de ações, manifestações, congressos e debates culturais, para incidir na opinião pública dos respectivos países, um testemunho que um mundo unido é possível, lançando um sinal tangível nas cidades e junto às Instituições engajadas.

Acompanhe as novidades da Semana Mundo Unido 2022 pelo site. (Clique aqui e confira)

Capa do livro "O sonho de Francisco".

E no ritmo da SMU, nosso convite é para você conhecer a obra O sonho de Francisco, que será lançada em breve pela Editora Cidade Nova. O livro tem uma habilidade sistêmica e didática para nos fazer caminhar na leitura com uma cronologia temporal sobre ecologia. Linear, acessível e dialogando com a Laudato Si, O sonho de Francisco nos mostra que tudo está conectado ao amor. Não perca esse lançamento e acompanhe as novidades pela @editoracidadenova

 
Tags:

sustentabilidade, meio ambiente, movimento dos focolares, ecologia integral, SMU 2022, Semana Mundo Unido 2022

Confira também

RevistaMeio-ambiente / Política

Outubro / 2017

Além dos limites da Renca
por DANIEL FASSA
RevistaMeio-ambiente / Comportamento

Julho / 2017

O homem que ergueu uma floresta inteira
por ANA CAROLINA WOLFE