Dia Mundial do Meio Ambiente
-----
Todos os anos, o Fórum Econômico Mundial publica um relatório sobre os riscos globais, ou seja, as principais ameaças para governos e mercados nos próximos anos. E, pela primeira vez, desde 1971, o relatório de 2020 trouxe a questão ambiental como pano de fundo dos cinco maiores riscos globais para a próxima década. Eventos climáticos extremos, desastres naturais e ambientais, falha no combate às mudanças climáticas, perda da biodiversidade e dos recursos naturais. A lista é preocupante.
Claro que a mudança precisa começar agora, mas sabemos também que a educação das nossas crianças sobre a importância da conservação da biodiversidade e proteção do meio ambiente é essencial, urgente e capaz de transformar o mundo!
Por isso, a Cidade Nova separou algumas dicas práticas para viver junto às crianças.
Uma boa ideia é criar uma brincadeira ou dinâmica para que a criança se ensaboe com o chuveiro fechado na hora do banho. E lembre-se de ser o exemplo: de nada adianta pedir para que ele não demore no banho se você não faz o mesmo.
Que tal brincar de fazer hortas em garrafas pet? A atividade desperta a relação com a natureza, a paciência, o senso de responsabilidade (aguar e cuidar de uma mudinha, por exemplo). Esse momento também pode ser uma oportunidade para falar do ciclo hídrico, da importância de conservar áreas verdes nas cidades e de plantar árvores.
Além do entretenimento junto aos animais e às plantas, a visitação a reservas ecológicas e áreas de proteção ambiental com trilhas leves e acampamentos também é um ótimo jeito de promover uma relação mais íntima da criança com a natureza e aproveitar o momento para falar sobre o meio ambiente.
Quem nunca brincou de telefone sem fio com lata de achocolatado? Ou fez um carrinho de papelão? Além de incentivar a imaginação, confeccionar brinquedos com material reciclado significa ajudar o meio ambiente e reduzir o consumismo. O papel pode virar barco, chapéu, o tecido um boneco, os rolos de papel higiênico, robôs, e por aí vai.
Educar as crianças sobre a importância de proteger o meio ambiente também passa por educa-las a serem menos consumistas. Por isso, que tal promover feiras de troca de brinquedos e roupas que ela não usa mais com os amiguinhos? A atividade também desperta a generosidade, o desapego e a partilha. O que não for trocado, pode ser doado para quem mais precisa.
A leitura é sempre importante! Então, que tal aproveitar para incentivar a leitura de livros infantis sobre a proteção do meio ambiente?
A Cidade Nova tem em sua coleção o livro “Como vai a Terra?” que traz a temática do aquecimento global, da poluição, do lixo, do uso consciente da água, das energias alternativas, de forma lúdica e divertida para as crianças.
Invista no futuro! Leia “Como vai a Terra?” com as crianças!