Comportamento
  

"Quintal de Trocas" estimula consumo consciente entre crianças

Ao promover e facilitar as trocas de brinquedos entre as crianças, o site suscita valores como o desapego e o compartilhamento

por EcoDesenvolvimento*   publicado às 10:04 de 12/01/2016, modificado às 10:04 de 12/01/2016

O consumismo infantil é um dos problemas dos nossos tempos. As crianças são um alvo importante, não apenas porque costumam influenciar nas compras dos pais, mas também porque impactadas desde muito jovens tendem a ser mais fiéis a marcas e ao próprio hábito consumista que lhes é praticamente imposto. Ao pensar nisso, a plataforma Quintal de Trocas busca ensinar, desde cedo, a importância do consumo consciente de maneira leve e divertida.

Ao promover e facilitar as trocas de brinquedos entre as crianças, o site Quintal de Trocas suscita valores como o desapego e o compartilhamento. Foto: Divulgação

De acordo com o Razões Para Acreditar, tudo começou quando a Carol Guedes, mãe da Maria Beatriz, 2 anos, levou a filha a uma feira de trocas para trocar um brinquedo que ela não gostava mais por um novo. A menina trocou um barquinho por um espelho, possivelmente mais barato do que o barquinho. “Na troca, a criança não pensa no preço do brinquedo, ela pensa apenas no valor daquela brincadeira!”, diz Carolina.

Carol voltou para casa animada com a possibilidade de levar essa ideia adiante e, depois de reuniões com profissionais de diversas áreas (psicólogos, jornalistas, artistas, artesãos, entre outros), surgiu a ideia do “Quintal de Trocas”, um projeto focado no conceito de economia compartilhada na infância.

Além de promover e facilitar as trocas de brinquedos entre as crianças, onde elas aprendem “a negociar, ceder para conquistar, a desapegar-se e também a compartilhar”, a plataforma divulga uma série de informações, em forma de artigos, notícias e eventos.

Financiamento coletivo
Até o momento, a plataforma se mantém com recursos próprios, de tempo e dinheiro, e graças a doações de amigos e pessoas próximas a Carolina. Mas, após dois anos no ar (o site foi lançado em fevereiro de 2014), a mãe da Maria Beatriz viu que não poderia mais fazer uma plataforma para as pessoas, e sim com as pessoas. Ela resolveu lançar uma campanha de financiamento coletivo.

Desde 15 de dezembro de 2015, a ação “Eu Brinco no Quintal” busca mobilizar pais, mães e profissionais que trabalham com crianças de 0 a 12 anos em torno desse sonho. A campanha termina na sexta-feira, 15 de janeiro, e “é tudo ou nada”. As recompensas variam conforme o valor doado, que vão desde agradecimentos até feiras de trocas, box de vídeos, bate-papo com a Carolina e convite para eventos.

O dinheiro arrecadado será usado para o lançamento de uma nova plataforma, “mais intuitiva, lúdica e acessível, além de uma ferramenta de educação que engloba todo o universo da criança”. Mais informações no site.

Tags:

infância, crianças, consumo consciente, consumismo, compartilhamento, consumo colaborativo, infancia, trocas, economia compartilhada, quintal de trocas

Confira também

RevistaComportamento / Comunicação
RevistaSociedade / Comportamento

Março / 2016

Campanha da Fraternidade
por ANA CAROLINA WOLFE
Cidade InformaNegócios / Comportamento
29/08/2017
Fim da publicidade infantil reduziria em 13% receita de anunciantes
por Fernanda Cruz – Agência Brasil