O mercado de transporte de documentos, serviços de bancos e cartórios, deliveries e pequenos e-commerces, que movimenta pouco mais de 240 milhões de reais por ano apenas na cidade de São Paulo e 500 milhões em todo o Brasil, segundo dados do Denatran, ganha agora uma opção sustentável e com um custo expressivamente menor em relação ao motofrete.
Joseph Gordon-Levitt vive bike courier no filme Premium Rush. Foto: Reprodução
De olho nesse mercado, a plataforma OhBiker atua desde outubro do ano passado. A startup, especializada em entregas sustentáveis, disponibiliza na tela de computadores e smartphones uma robusta plataforma de localização de bike couriers (também conhecidos como bike boys ou bike mensageiros) próximos de onde o cliente precisa. Opções de preços e avaliações dos profissionais são apresentadas e o cliente pode acompanhar em tempo real a execução do serviço.
"A OhBiker foi criada para facilitar a vida. Trata-se de uma plataforma (web e mobile) que agrega os serviços diversos de bike couriers, baseada em um modelo de negócio próximo do modelo do Easy Taxi e do Uber. Numa conversa entre amigos ciclistas e percorrendo a cidade de São Paulo entre grandes congestionamentos, decidimos criar um sistema de entregas que possa funcionar de maneira rápida, segura, sem prejudicar o meio ambiente e mais barato que o serviço realizado por outros modais", afirma Thiago Fernandes, CEO da startup.
"Muitas pessoas acreditam que a bicicleta é um meio de transporte lento, mas basta procurar na internet pesquisas realizadas nos últimos 10 anos que mostram que a bicicleta é o modal mais eficiente em um raio de até 15 km e que, por isso, apresenta-se com ótimo custo x benefício. Nesses congestionamentos, cada vez mais comuns das grandes cidades, a qualquer hora do dia a bicicleta é um modal muito viável. Mostrar para as pessoas os benefícios em utilizar o serviço de bike courier é nosso maior desafio. Mudança de cultura. Algo que já vem acontecendo em outros setores da sociedade e que é muito comum em outros países (grandes cidades da Europa e nos Estados Unidos, por exemplo)", ressalta Thiago.
Ao acessar a plataforma, é preciso primeiro fazer um cadastro via aplicativo ou via web. Em seguida, já é possível, por exemplo, solicitar os serviços de um bike courier. A OhBiker não define os preços. No momento de solicitação, couriers em um raio de até 8 km retornarão com os valores e o tempo de chegada ao endereço de origem. O custo é totalmente definido pelo courier.