Economia / Sustentabilidade
  

Luz Solidária estimula troca de eletrodomésticos por aparelhos mais eficientes

Lançado pelas distribuidoras Coelce, no Ceará, e Ampla, no Rio de Janeiro, o programa proporciona economia de energia e ainda direciona R$ 4 milhões a projetos sociais

por Alana Gandra - Agência Brasil   publicado às 08:48 de 13/10/2015, modificado às 08:48 de 13/10/2015

Lançado no dia 1º deste mês para estimular a troca de aparelhos domésticos com alto consumo de energia por modelos mais eficientes, o Programa Luz Solidária, lançado pelas distribuidoras Coelce, no Ceará, e pela Ampla, no estado do Rio de Janeiro, já despertam forte interesse dos consumidores. Principalmente dos mais preocupados com os aumentos nas tarifas de energia. Caso de Elza Maria Machado Pereira, de Niterói (RJ), que aderiu ao programa e se diz satisfeita com a iniciativa. “Estou muito feliz por isso”, salientou.

A escolha de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos não apenas pelo preço, mas também pela eficiência energética, pode ser boa também para o bolso, segundo cálculo do Inmetro. Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil (31/03/2012)

Elza Maria adquiriu um freezer novo, com o selo de eficiência energética do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O programa concede desconto de até 50% na troca do equipamento antigo por um novo, de menor consumo de energia, com limite de R$ 1 mil por operação. Com o freezer queimado desde fevereiro deste ano, ela precisava comprar outro, e aproveitou o desconto proporcionado pelo programa para trocar o aparelho, que teve o preço reduzido de R$ 1.949,00 para R$ 1.130,00. A organizaçãpo do programa estima que cerca de 8 mil geladeiras, freezers e aparelhos de ar condicionado sejam substituídos nos dois estados.

A adesão até o momento supera 60% no Ceará e alcança 30% no Rio de Janeiro, informou à Agência Brasil a responsável pela Área de Sustentabilidade da Enel Brasil, controladora da Ampla e da Coelce, Marcia Massotti. Ela observou que no Ceará o programa acontece mais rápido, porque este é o sexto ciclo da iniciativa naquele estado. No Rio de Janeiro, é o primeiro ano do programa. Pela experiência, contudo, ela estima que a adesão vai aumentar à medida que o Luz Solidária se aproximar do encerramento, previsto para 1º de novembro. “O bacana é que os clientes que compraram, começam a falar para os vizinhos, e a procura aumenta”, segundo Marcia, que não descarta a possibilidade de estender o programa por mais tempo, se ainda houver eletrodomésticos disponíveis até o final do prazo.

Marina Martins mora em Fortaleza, onde é cliente da Coelce, e participou pela primeira vez do Luz Solidária. Ela trocou uma geladeira antiga por outra duplex frost free, com o selo Procel de eficiência de energia. “Achei o programa bacana, até pela parte da doação, e pretendo participar mais vezes. É positivo”, manifestou.

Quem adere ao programa contribui com um projeto social da área de concessão das empresas. No Rio de Janeiro, 13 projetos podem ser beneficiados e no Ceará são 17 projetos. Na hora que efetua a compra, o cliente faz uma doação, via boleto bancário, para um dos projetos cadastrados, equivalente a 16% do valor do bônus concedido pelo programa. “O dinheiro vai direto para a entidade escolhida”, destacou Marcia.

De acordo com a estimativa das distribuidoras, em torno de R$ 4 milhões serão direcionados a projetos sociais como resultado do desconto dado aos clientes. A consumidora Elza Maria, do Rio de Janeiro, avaliou que o programa deveria ser repetido todos os anos, para que mais pessoas possam se beneficiar. ”Eu espero que, ano que vem, eu possa comprar uma geladeira mais eficiente”, disse ela.

Além de economizar energia, Marcia Massotti observou que o programa tem forte aspecto ambiental, porque todos os aparelhos antigos são encaminhados pelas distribuidoras para uma reciclagem correta. “Eles não são simplesmente descartados. É feita toda reciclagem dos gases e peças que contêm materiais nocivos ao meio ambiente”, acrescentou.

O programa está aberto a consumidores residenciais adimplentes (com as contas em dia) e com fornecimento regular de energia. Mais de 125 lojas de três redes de varejo, nos dois estados, são parceiras do programa. “Eles não têm nenhum custo com o projeto. São beneficiados no aumento de vendas com os equipamentos. É um programa em que todos saem ganhando”, de acordo com Márcia. O desconto dado na troca dos aparelhos é assumido pelas distribuidoras que, dessa forma, estimulam a economia de energia para 2,9 milhões de consumidores de sua área de concessão no estado do Rio de Janeiro e para 3,1 milhões no Ceará.

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