“Nós não apoiamos a automedicação, mas achamos importante informar sintomas e tratamentos para o paciente poder questionar o médico”, explica Gabrielli Fonseca, 13 anos, integrante da equipe Democráticos, que criou o aplicativo Médico Virtual para o Projeto Ismart Online. Ela conta que o app já teve 257 downloads e traça planos para aperfeiçoar o produto. “Queremos melhorar o app, queremos que seja útil. A gente quer pensar em uma alguma parceria ou patrocínio para essa segunda versão para alcançar mais usuários”.
Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil
Gabrielli e integrantes de 26 grupos de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de São Paulo e São José dos Campos apresentaram aplicativos criados por eles a uma banca na final do projeto, realizada no último sábado (6), na sede do Google, em São Paulo.
O desafio foi proposto em fevereiro, quando eles tiveram que escolher entre três áreas específicas para trabalhar: alimentação, saúde e bullying. Os alunos selecionados para participar foram destaque no processo seletivo para 135 vagas do Projeto Alicerce, que financia o estudo de bons alunos em colégios particulares de ponta, mas acabaram ficando sem uma das bolsas.
Foto: Tiago Queiroz/Ismart
No Projeto Ismart Online, eles reuniram-se a cada dois meses para uma série de atividades, dinâmicas e reuniões para desenvolver os aplicativos. Além de aprenderem noções básicas de programação e lógica (um programa do Google facilitou a criação dos apps, que tiveram, de maneira geral, um mesmo padrão de funcionamento), eles foram submetidos aos módulos de aprendizagem de português e matemática e também ao de cultura. No primeiro, os alunos tiveram acesso a uma plataforma de ensino online que visa ao reforço do conteúdo aprendido na escola. Já o segundo, de acordo com a definição do programa, “se propõe a desenvolver habilidades como motivação, autonomia, persistência e inspiração”. O desenvolvimento cognitivo e a habilidade socioemocional foram características fundamentais prezadas durante o processo.
Emocionadas e cheias de orgulho, as mães Tania Fernandes e Maria da Conceição Santos não mediram palavras para elogiar a iniciativa. Elas relatam um amadurecimento pessoal e intelectual notável em suas filhas participantes. Para elas, o esforço feito durante o ano e os resultados alcançados motivam ainda mais as adolescentes a buscarem seus sonhos.
Foto: Tiago Queiroz/Ismart
Tiago Maluta, um dos coordenadores do Programaê, parceiro do projeto, e também jurado no evento, disse que o nível dos aplicativos e as ideias propostas foram excelentes. “Fiquei muito satisfeito com os resultados. Eles saíram do nada e criaram coisas muito interessantes. O movimento de eles deixaram de serem consumidores para se tornarem produtores de conteúdo é muito importante”, avalia.
A partir dos resultados atingidos no programa, 11 alunos de São Paulo e outros seis de São José dos Campos foram selecionados para participar do Projeto Alicerce e se prepararão para cursar o ensino médio em uma escola particular. Outros selecionados ainda ganharam tablets e vale-cultura no valor de R$ 50.
Entre os apps criados estão, por exemplo, o Médicos de Plantão, cuja ideia é disponibilizar o tempo que o usuário levaria para ser atendido em um determinado pronto socorro em uma emergência. Já o Viva Bem reúne dicas de alimentação com o intuito de evitar dietas “milagrosas” que podem ser prejudiciais ao corpo.
“Estou muito feliz. O projeto foi maravilhoso e gratificante. Me deu vontade de estudar mais e me ajudou a reforçar o conteúdo da escola. Fiz novas amizades, teve muita troca de conhecimento. Fazíamos reunião por Skype e dividimos as tarefas entre todo o grupo”, conta Mariani Conceição, 13 anos, do app Viva Mais e Melhor, bastante emocionada por ser uma das selecionadas.
“Escolhemos o bullying porque é algo muito presente na escola. As pessoas acham normal ofender e ser ofendido. Achamos que é um problema atual”, diz Mariana Freire, 13 anos, do app Soluções para o Bullying.
Na próxima semana, o Ismart Online premia os estudantes cariocas que desenvolveram os aplicativos em evento que será realizado no Rio de Janeiro.