A fabricante de eletrônicos Samsung e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) anunciaram parceria com o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade da educação nas escolas públicas brasileiras. A iniciativa tem como foco reduzir o número de crianças e adolescentes em atraso escolar, garantindo o direito de aprender.
Aplicativo leva interatividade a conteúdos de qualquer disciplina. Foto: Freepik (educação tecnologia)
O primeiro passo nessa direção é a “Maratona UNICEF Samsung”. Trata-se de uma maratona de programação e tecnologia para criar aplicativos educacionais, desenvolvida em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), por meio do programa Brasil Mais TI. A iniciativa terá desdobramentos ao longo do ano.
A proposta da “Maratona UNICEF Samsung” é unir esforços de alunos de escolas públicas e profissionais de tecnologia para que possam desenvolver aplicativos para as áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa), Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas (História e Geografia). Ao final do projeto, os aplicativos apresentadas poderão ser utilizados nas escolas públicas e beneficiar estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
A maratona busca reunir programadores, designers, desenvolvedores, estudantes, professores e inventores para que desenvolvam protótipos de aplicativos que sejam úteis na sala de aula e promovam a inovação e a aprendizagem. A Samsung atuará como mentora do projeto, oferecendo apoio e conhecimento para que as ideias selecionadas sejam desenvolvidas. Já o UNICEF e parceiros Ministério da Educação e do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) ficarão responsáveis pelo apoio pedagógico às equipes.
“Estimular projetos inovadores com uso de tecnologias para educação tem sido um dos pilares da responsabilidade social da Samsung e esta parceria com o UNICEF nos inspira a desenvolver mais soluções e produtos que possam ser utilizados como ferramentas de transformação social”, afirma Isabel Costa, gerente de cidadania corporativa da Samsung Brasil.
“Hoje, no Brasil, cerca de três em cada dez estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio têm dois ou mais anos de atraso escolar. Reverter esse quadro passa, necessariamente, pelo envolvimento de crianças e adolescentes na busca por soluções para os desafios da sala de aula. Ao lançar essa maratona, que une estudantes e especialistas em tecnologia para criar aplicativos que contribuam com o sucesso escolar, o UNICEF e a Samsung firmam seu compromisso pelo direito de aprender”, afirma Ítalo Dutra, chefe de educação do UNICEF no Brasil.
Para Ana Beatriz Pires, gestora de projeto da SOFTEX, outro aspecto importante do evento é estimular o interesse dos estudantes pela programação. “Uma das propostas do Brasil Mais TI é despertar a vocação e fomentar a entrada de novos profissionais em um setor em franco processo de crescimento e considerado estratégico para o país”.
Agenda
Os interessados em se inscrever na “Maratona UNICEF Samsung” podem fazê-lo até 25 de maio. Equipes formadas por cinco integrantes poderão realizar a inscrição por meio do site maratona.brasilmaisti.com.br, onde também está disponível o regulamento. Encerrado o período de adesão, a maratona será dividida em três fases.
Na primeira fase, que ocorre de 26 de maio a 11 de junho, as propostas inscritas serão avaliadas pela comissão julgadora. O resultado dessa etapa e as 32 equipes selecionadas para seguir na maratona serão divulgados no dia 12 de junho.
Já na segunda fase, de 12 de junho a 31 de julho, os selecionados desenvolverão os aplicativos propostos, com sessões de tira-dúvidas e mentoria online técnica e pedagógica durante todo o mês de julho. Ainda nessa segunda etapa, os protótipos de aplicativos passarão por teste nas escolas do dia 1º a 30 de agosto.
Por fim, a terceira etapa contemplará uma cerimônia de certificação e entrega da bolsa de benefício para cada participante na semana de 24 a 28 de setembro, em local a ser definido.