Em sua recente viagem à Terra Santa, o papa Francisco convidou Shimon Peres, Presidente da República de Israel, e Mahmoud Abbas, Presidente da Autoridade Palestina, para visitarem o Vaticano e rezarem pela paz. Eles aceitaram o convite e se reunirão com o pontífice no fim da tarde do próximo domingo (8). Com esse gesto, Bergoglio, Peres e Abbas, três personalidades muito diferentes, tentam juntos construir a paz, quebrar o jugo de armas e da violência na Terra Santa e experimentar que é mais fecundo o que une que aquilo que divide.
Papa Francisco e o Patriarca ortodoxo de Constantinopla, Bartolomeu I. Foto: Israel Ministry of Foreign Affairs
Há uma semana, ao comentar a viagem e o convite a Peres e Mahmoud Abbas, o papa disse: "convidei o Presidente de Israel e o Presidente da Palestina, ambos homens de paz e construtores de paz, para virem ao Vaticano e rezarem comigo pela paz. E, por favor, peço que não nos deixem sós, orem para que o Senhor possa nos dar a paz naquela terra abençoada! Conto com as suas orações. Orem muito neste momento, para que venha a paz".
A este convite forte e dramático, respondeu o Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I, que também estará presente. Desse modo, a oração pela unidade dos cristãos se transforma em oração pela paz em toda a terra, especialmente na terra de Jesus.
O evento começará por volta das 19h (horário de Roma) com um momento de agradecimento e louvor a Deus pela Criação. Em seguida, haverá um exame de consciência, um pedido de perdão e, finalmente, um momento de invocação pela paz. O encontro será concluído com os pronunciamentos do Santo Padre, do Presidente Peres e do Presidente Mahmoud Abbas, seguidos pelo plantio de uma oliveira. Após a conclusão, os quatro protagonistas ainda terão um encontro privado no prédio da Academia de Ciências.
A Rádio Vaticano vai retransmitir a cerimônia, com comentários em português, a partir das 18h30min.
*Com informações de Città Nuova e News.va