Só quem é professor sabe o como é trabalhoso preparar tarefas escolares para os alunos. Além de gastar muito tempo criando e recolhendo as atividades, o educador ainda precisa carregar uma pilha pesada de trabalhos para serem corrigidos. Pensando nisso, o Google anunciou recentemente uma nova ferramenta que pretende poupar o tempo dos educadores. Trata-se do Classroom, um aplicativo gratuito que permite organizar a distribuição de atividades e facilitar a comunicação com os estudantes.
A fase de testes do Google Classroom acabou nesta semana e a ferramenta está oficialmente liberada para ser utilizada por escolas. Disponível em 42 idiomas, o app é chamado "Google Sala de aula" em português.
Utilizando os recursos do Gmail, Drive e Google Docs, a ferramenta gerencia as tarefas escolares, oferecendo ao professor a possibilidade de acompanhar a execução dos trabalhos, tirar dúvidas em tempo real e manter as turmas organizadas.
Dentro do aplicativo é possível criar uma classe e matricular os alunos. Uma vez que a lista tenha sido definida, os educadores podem começar a partilhar suas atividades. Todo o conteúdo fica armazenado em pastas, que podem ser divididas e visualizadas por tarefas ou estudantes. No caso dos alunos, o material aparece catalogado por matérias, como física, matemática, biologia e assim por diante.
Qualquer pessoa que tenha uma conta do Google Apps for Education pode ter acesso ao serviço. Se o serviço for uma novidade para você, basta acessar classroom.google.com. Em seguida, selecione aluno ou professor para criar uma turma, ou entrar em uma já existente.
Veja o vídeo que explica como a ferramenta funciona: