Quando falamos em educação, seja na escola, seja num âmbito mais amplo, precisamos ir além da limitada concepção de que seu objetivo último é a aprendizagem de conteúdo. Por certo, aprender conteúdos faz parte desse processo e é uma de suas metas centrais. Mas um conceito mais coerente e consistente do processo educativo implica pensá-lo, sobretudo, em termos de relações humanas. A relação positiva e construtiva deve preparar crianças, adolescentes e jovens para uma vida emocional e socialmente equilibrada, isto é, para a vida numa comunidade democrática e para uma fecunda vida familiar.
Este artigo está disponível apenas para assinantes. Se você é assinante, e já tem conta aqui no Portal da Editora Cidade Nova, faça seu login.
Você também pode ter acesso a duas reportagens da revista todo mês, disponibilizado por liberdade da Editora, podendo também a algumas matérias em edições anteriores mais recentes, como também a todas as matérias de edições mais antigas. Para isso, faça seu cadastro aqui.
*O arquivo está em construção.