No início, eles foram chamados de vlogueiros, cujo termo tem origem na palavra “vlog” (uma junção entre vídeo e blog), a versão audiovisual dos blogueiros. Com a rápida popularização do YouTube, em pouco tempo, esses novos comunicadores se tornaram um fenômeno de mídia, uma vez que os milhões de acessos fizeram de alguns youtubers referência tanto em termos de formação de opinião – sobre todo tipo de assunto – quanto em termos de negócio lucrativo. Nesse último caso, a popularidade de alguns youtubers tem lhes garantido uma renda impressionante com monetização de vídeos em função de visualizações de anúncios publicitários.
Este artigo está disponível apenas para assinantes. Se você é assinante, e já tem conta aqui no Portal da Editora Cidade Nova, faça seu login.
Você também pode ter acesso a duas reportagens da revista todo mês, disponibilizado por liberdade da Editora, podendo também a algumas matérias em edições anteriores mais recentes, como também a todas as matérias de edições mais antigas. Para isso, faça seu cadastro aqui.
*O arquivo está em construção.