Sociedade / Educação
  

Inspiradas por Malala, jovens querem montar biblioteca no Paquistão

Após o ataque contra a estudante, duas americanas criaram um projeto de mídia social e arrecadaram fundos para construir a estrutura

por Rádio ONU   publicado às 16:39 de 20/08/2014, modificado às 16:39 de 20/08/2014

Em outubro de 2012, a estudante Malala Yousafzai sofreu um atentado e quase perdeu a vida enquanto voltava da escola para casa, no Paquistão. Na ocasião, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou que a ação mostrou ao mundo o que realmente assusta os extremistas: "uma menina com um livro".

Inspiradas pelas palavras, duas universitárias americanas tiveram a ideia de criar uma campanha nas redes sociais em solidariedade à Malala. Nascia então o projeto #GirlWithABook, ou "Menina com um Livro".

Malala Yousafzai se uniu ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nesta segunda-feira (18) para receber mais de 500 jovens de todo o mundo durante a comemoração dos 500 dias de ação até a data limite para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, os ODM. Foto: ONU/Mark Garten (18/08/2014)

A proposta das amigas Olivia Curl, de 22 anos, e de Lena Shareef, 24 anos, era simples: elas inicialmente pediram para familiares e conhecidos tirarem uma foto lendo um livro.

A campanha tornou-se viral e logo elas conseguiram juntar 500 imagens, incluindo a participação do escritor Paulo Coelho e do secretário-geral da ONU. O projeto virou um livro, e na segunda-feira (18), as jovens tiveram a chance de conhecer pessoalmente Malala Yousafzai na sede das Nações Unidas.

Em Nova York, Lena concedeu entrevista à Rádio ONU e contou que considera Malala "maravilhosa" e que acha incrível ver uma jovem do mesmo país de sua família ter tanto impacto mundial. Ela também disse afirmou que Malala é sua fonte de inspiração.

Já Olivia Curl explicou que todo o dinheiro arrecadado com a venda do livro será revertido para uma ação beneficente na terra natal de Malala: as duas amigas planejam montar uma biblioteca no Paquistão.

Segundo Olivia, a verba para a construção já foi alcançada e agora elas estão decidindo onde a biblioteca será instalada. O projeto tem a parceria da ONG Citizens Foundation.

Nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, as jovens continuam recebendo colaborações para o #GirlWithABook. Qualquer pessoa pode compartilhar uma foto lendo um livro, em apoio à educação para todos.

Tags:

biblioteca, livros, educação, Paquistão, Malala, redes sociais

Confira também

Cidade InovaSociedade / Educação
Cidade InformaSociedade / Educação
Cidade InspiraSociedade / Educação
27/02/2014
Fundo Malala inicia seus trabalhos no Paquistão
por Vinícius Bopprê - Porvir