Os interessados em participar podem colocar roupas em cabides já existentes ou adicionar um novo pela cidade. Foto: Divulgação
É possível colocar amor em um cabide? Para um movimento que começou no penúltimo fim de semana de junho, em Porto Alegre, a resposta é sim. Para marcar o início do inverno, uma iniciativa tem instalado cabides nas ruas da capital gaúcha para estimular a doação de agasalhos. O objetivo é estimular a população a colocar novos cabides em diferentes pontos da cidade, incentivando a doação de agasalhos para quem precisa.
Qualquer pessoa pode integrar o movimento. Os interessados em participar podem colocar roupas em cabides já existentes ou adicionar um novo pela cidade. Através do tumblr do ‘Amor no Cabide’ é possível ficar por dentro dos locais onde os primeiros acessórios foram colocados. Para adicionar um novo ponto da ação, basta seguir algumas recomendações da iniciativa, como não colocar cabides em árvores ou causar indisposição com os vizinhos. O ‘Amor no Cabide‘ conta com o bom senso de todos, para que os mais necessitados se apropriem das doações.
A proposta nasceu durante um almoço de inverno de três amigas gaúchas e acabou ganhando a cidade. Foto: Divulgação/Facebook
A proposta começou com três amigas, durante um almoço de inverno. "Queríamos desenvolver o nosso senso de desapego. Percebemos que o verbo ter é completamente diferente de precisar e vice-versa. Percebemos que além do caldinho de feijão e do café para esquentar, tínhamos uma pilha de roupas em casa que não nos viam há dias (para não dizer meses)", diz o site da iniciativa.
Porém, o inverno daquele ano acabou passando e a ideia ficou guardada. Alguns anos depois, baseadas em propostas semelhantes em outras cidades brasileiras, as três amigas retomaram a proposta. Em meio à Copa do Mundo, saíram para coletar roupas esquecidas nos armários de conhecidos e espalharam pela cidade com o slogan Se você precisa (do agasalho, do amor, do sorriso), é seu.
*Texto original editado pela Cidade Nova.